A importância da escolha da equipe de garçom

postado em: Serviços | 0

Sabia que formar uma equipe de garçons perfeita é importante para o sucesso de um empreendimento? 

Para montar um time de garçons perfeito para atuar em seus eventos, é fundamental selecionar os melhores profissionais do mercado.

Nesse artigo vamos falar sobre a importância de escolher uma equipe de garçons que esteja alinhada com os seus objetivos. 

Descubra quais são as principais competências dos garçons para formar uma equipe, bem como o modo de fazer a seleção.

Qual o papel da equipe de garçons?

Os garçons atuam no atendimento direto aos convidados em eventos dos mais variados formatos e tamanhos. 

Eles são responsáveis por anotar os pedidos, levar os alimentos e bebidas e também fazer cobranças, em alguns casos específicos.

Essas são apenas algumas das atribuições de um garçom, que pode ficar responsável por uma série de outras atividades. Tudo vai depender do evento, da sua finalidade, tamanho e características.

A equipe de garçons é importante na medida em que torna possível o atendimento. Ela deve possuir um número mínimo de profissionais, de acordo com o tamanho do evento, características do espaço e quantidade de convidados.

Quais são as principais competências dos garçons para a sua equipe

Para que a equipe de garçons consiga atender de forma profissional e com qualidade aos clientes ou convidados, eles devem apresentar algumas competências básicas. 

Abaixo listamos algumas das principais:

Paciência

Uma das principais características visadas em um garçom é a paciência, já que o profissional lida diretamente com pessoas.

Durante o seu serviço, o garçom deve ser capaz de lidar de forma respeitosa e amigável com o público.

Cada pessoa que é atendida é diferente, podendo ter uma personalidade mais forte e apresentar uma maneira peculiar de tratar os garçons.

Empatia

Outra característica desejável em um garçom para eventos é a empatia, capacidade de compreender os sentimentos dos outros e se colocar no lugar de terceiros.

Além disso, os garçons que fazem parte de uma equipe devem apresentar bom jogo de cintura e cordialidade.

Proatividade

Os garçons para um time de eventos deve ser proativo, atuando de forma ativa, sem a necessidade de comandos constantes. 

Dessa forma o profissional é capaz de agir com autonomia, dentro das suas competências e tarefas determinadas previamente.

Essas são características básicas, que podem ser aprendidas em um curso de garçom. Através do treinamento é possível aprender e desenvolver novas habilidades úteis para o dia a dia de trabalho.

Como deve ser a seleção de garçons

A seleção de garçons para um evento deve ser feita com base em critérios muito claros. As características do evento são decisivas para a escolha, na medida em que influenciam no perfil ideal do profissional.

Por exemplo, para eventos mais descontraídos e jovens, vale a pena escolher garçons que sejam capazes de se comunicar na mesma linguagem dos convidados. Essa é uma estratégia para garantir que todos os convidados se sintam à vontade.

Durante a seleção dos garçons, vale a pena aplicar alguns critérios, como idade, tempo de experiência no mercado, especialmente na área de eventos e cursos profissionalizantes.

O curso de garçom como diferencial

Apesar de não existirem requisitos de formação mínima para a contratação de garçons, ter o curso de garçom é um grande diferencial. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a formação na área é vista como um ponto de destaque profissional.

Por isso cada vez mais pessoas estão buscando se profissionalizar através de um curso de garçom. Essa pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, possibilitando a contratação em bares, restaurantes e empresas de evento.

Na hora de montar uma equipe de garçons para atuar em sua empresa de eventos, vale a pena exigir a formação. 

Além disso, é importante treinar e capacitar os garçons com frequência, para garantir qualidade de atendimento sempre.

Conclusão

Acima falamos sobre a importância de escolher um time de garçons de qualidade para atuar em eventos. 

O sucesso de eventos depende muito do planejamento, da organização e da escolha dos melhores profissionais.

Na hora de montar uma equipe de garçons para eventos, vale a pena exigir proatividade, empatia e paciência, como competências básicas para a contratação. Dessa forma você terá uma equipe pronta para atender com excelência aos convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *