Buffet: tipos e como escolher o ideal

postado em: Buffet, Eventos, Organizando seu evento | 0

Quando falamos em comida falamos de um assunto sério, isso porque envolve gostos e vontades de diversas pessoas. Agora quando falamos de buffet para a festa é um assunto mais delicado ainda, porquê além do gosto é necessário encontrar a empresa certa para a feitura da comida e de todos os procedimentos adequados.

A escolha de um lugar e de buffet é extremamente trabalhosa se não seguir alguns critérios básicos. Por isso que esse artigo tratará sobre as formas de escolher empresas de eventos para buffet e também os tipos de buffet (comida e estilo de serviço) existentes no mercado.

Como escolher o serviço ideal para seu evento?

Antes de tudo é necessário compreender que tipo de comida você vai querer em seu evento, isso porque existem diversos tipos de buffet, desde buffet de churrasco, onde é feito um rodízio de carne, até mesmo buffet de feijoada para casamento. Sabendo que forma de comida o evento vai seguir é preciso procurar.

O primeiro passo é sempre contratar o buffet com antecedência. Aconselha-se o contato com o buffet entre seis a sete meses de antecedência da ocorrência do evento. Esse será o prazo que permitirá que tudo se organize de maneira correta e que se resolvam quaisquer imprevistos.

Faça um checklist com todos os compromissos relacionados a um buffet. Isso acontece porque se você organiza, por exemplo, um buffet para casamento 100 pessoas, aproximadamente, há alguns outros detalhes que um buffet de festa de 15 anos não terá. Assim, exemplifique tudo como:

  • Aluguel de salão;
  • Reunião com o buffet;
  • Definição de cardápio;
  • Degustação;

O checklist também é importante para a festa no geral, pois ajuda  na organização de cada detalhe.

Feito o checklist faça uma pequena peneira de todos os buffets que te recomendaram ou que você pesquisou. Para esse filtro utilize o tipo de cardápio que você quer seguir, o tema do evento e assim por diante.

Feito a peneira entre em contato com todos e marque uma reunião. Converse com os responsáveis, tirem dúvidas, fale de seus gostos culinários, pergunte sobre serviços extras como garçons, louças e tudo mais, depois marque a degustação com aquelas empresas que houve mais harmonia.

Com isso defina o cardápio, sempre de acordo com a festa na qual a comida será servida. Se for uma festa de 15 anos que atenda os gostos do aniversariante, se for de casamento, que o cardápio seja a  cara do casal.

Todas essas etapas são importantes para a definição da empresa de buffet ideal. Sempre se atente aos serviços extras que eles dispõe, pois há a possibilidade do contrato de um kit festa que inclui o serviço de buffet, garçom e até mesmo decoração por um preço que vale muito a pena.

E esteja atento a quantidade de comida em relação ao número de pessoas que irá na comemoração para que não falte por exemplo salgados para festa e assim por diante.

Tipos de serviço de buffet

Tudo o que foi dito até aqui foi tratando sobre a escolha de uma empresa de eventos que faz o buffet. Mas o que muita gente não sabe é que o buffet é um tipo de serviço de comensalismo, isso é, como vai funcionar a distribuição da comida durante a festa.

Existem quatro tipos principais de buffet:

– A inglesa: são recomendados para eventos sociais requintados e muito formais. Aqui os garçons saem com carrinhos com a comida semi-preparada e finaliza os pratos na frente dos clientes.

É um estilo muito requintado de servir a mesa, entretanto, depreende de uma equipe muito grande de garçons e assistentes, já que para montar na frente do cliente deve ter anotado o que cada convidado na mesa vai querer.

– A francesa: nesse tipo de buffet os garçons passam pelas mesas com os pratos prontos servindo. É bem formal e requintado. Dispensa o cardápio para os convidados porque os garçons passam servindo tudo o que foi definido anteriormente. Porém não fica muito bom em espaço para eventos pequenos, já que os garçons precisam circular.

– A americana: é o serviço mais conhecido, no estilo self service. Aqui os convidados se servem de acordo com a quantidade que quiserem. São mais informais e precisam de menos garçons no salão, sendo eles apenas auxiliares.

– Empratado: é uma versão do à inglesa mais simples, onde os pratos já saem prontos da cozinha, todos decorados e bem apresentados. São indicados para festas de gala.

Todos esses procedimentos te ajudarão a escolher um buffet adequado e ideal para sua festa, levando em consideração o tema da festa, o tipo de serviço a mesa e, principalmente, o seu orçamento para ter uma festa agradável, bonita e cheia de lembranças inesquecíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *