Casamentos rústicos: o que precisa ter?

Há alguns anos, um casamento que não seguisse os rígidos protocolos tradicionais da celebração, seria considerado um absurdo.

Era muito raro que um casal fugisse ao padrão de uma cerimônia religiosa, quase sempre no sábado à noite, seguida por uma recepção em um salão de festas, que se estendia até o nascer do sol.

Mais recentemente, esse panorama mudou: os noivos brasileiros optam cada vez mais por fugir do tradicional. Isso significa que eles optam por flexibilizar os padrões de decoração, cerimonial e dos trajes.

Além de a ocasião ser inovadora, surpreendendo os convidados, esta é uma maneira de fazer um belo casamento com um orçamento mais restrito.

Quer aprender mais sobre o que não pode faltar em um casamento rústico? Então confira estas dicas:

Espaço ao ar livre

Um casamento rústico é sinônimo de contato com a natureza. Assim, o mais comum é que tanto a cerimônia quanto a recepção, sejam em locais como chácaras e casas no campo.

Que proporcionam a atmosfera perfeita para a festa. Vale ressaltar que isso tem um impacto considerável sobre a estrutura da celebração, muito mais do que os noivos imaginam.

Por exemplo: quando a cerimônia acontece no campo, não há pontos de eletricidade disponíveis. Isso inviabiliza a marcha nupcial teclado, mas permite alternativas como o violino ou instrumentos de sopro.

Além disso, por mais que a previsão do tempo para o grande dia prometa sol e temperaturas agradáveis, sempre é preciso ter um plano B em caso de chuva.

É possível instalar uma lona, que protege os convidados da água ou estar preparado(a) para transferir tudo para um espaço fechado.

Trajes leves e descontraídos

Um vestido de noiva tradicional, de saia rodada e com muito brilho, não combina com um casamento rústico. Quem opta por uma cerimônia nesses moldes, deve optar por trajes leves e alternativos, como:

  • Vestidos rendados, mas sem brilho;
  • Saias menos volumosas;
  • Jóias mais discretas;
  • Vestidos mais curtos;
  • Saltos mais baixos.

Os noivos, por sua vez, também devem abrir mão do tradicional terno: peças como coletes e suspensórios combinam mais com a ocasião.

Lembre-se: a ideia é que elementos como música, trajes e decoração se complementem para criar a atmosfera rústica pretendida. Assim, todos devem ser consoantes uns com os outros.

Decoração em tons terrosos

A madeira é, de longe, o material mais usado na decoração de eventos rústicos. O ideal é que ela não seja pintada e que tenha um aspecto mais cru.

Consequentemente, todos os outros elementos decorativos devem ter esta mesma proposta. Isso significa que, na hora da locação de equipamentos, é preciso ter esta inspiração em mente.

Os móveis devem fugir ao padrão branco, polido e com a superfície perfeita; elementos como vidros e metais brilhantes devem ser evitados.

Além de placas rústicas, que indiquem locais como o lugar da cerimônia e da festa, são bem-vindas.

Para evitar fugas ao padrão, é uma boa ideia ter uma segunda opinião na hora de definir os elementos da decoração.

Pode ser um amigo, um familiar ou, até mesmo, um profissional de organização de evento, que ajude os noivos a se manterem no caminho certo.

DIY

Como um dos objetivos do casamento rústico é gastar menos, do que em uma cerimônia tradicional, é perfeitamente possível que os noivos abram mão de alguns elementos decorativos.

Por exemplo: a locação de telão, onde costumam passar fotos do casal, pode quebrar a atmosfera rústica. Assim, não é indicada.

Por outro lado, é possível colocar as mãos à obra e fazer a própria decoração com elementos domésticos, com a ajuda de familiares, amigos, padrinhos e madrinhas. É possível usar objetos como:

  • Embalagens de vidro, acompanhadas de velas ou flores;
  • Caixotes empilhados, que formam móveis;
  • Arranjos florais feitos em casa;
  • Lembrancinhas comestíveis feitas em casa.

Além de proporcionar uma decoração diferenciada e em conta, os preparativos podem reunir as pessoas queridas pelo casal, envolvendo todos na organização do grande dia.

Buffet alternativo

Já pensou em oferecer uma feijoada completa em um casamento? Ou, então, comida caseira, estilo fazenda? Em um casamento rústico, isso não só é possível, como, também, recomendado.

Afinal, a proposta por trás de um evento com esta inspiração é, justamente, romper com os padrões. Do mesmo modo, há margem para preparar comida feita em casa, por parentes e amigos dos pombinhos.

Além de ser outra maneira de envolver todos nos preparativos do casamento, é uma opção para cortar um custo que costuma ser bem pesado.

Ainda assim, nada impede que o casal contrate um buffet de feijoada para casamento. Deste modo, a preocupação é só uma: aproveitar a ocasião ao máximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *