festa

Como lidar com a parte técnica de uma festa

postado em: Estruturas, Gerador, Iluminação, Música | 0

Quando as pessoas estão fazendo o planejamento e a organização de uma festa, muitas vezes elas acabam focando demasiadamente em aspectos mais visuais como decoração, buffet, lembrancinhas, etc.

Entretanto, não se deve deixar de lado os aspectos técnicos das festas, os quais incluem a iluminação, o projeto de som e o sistema de energia. Sem esses três itens, uma festa muito provavelmente estará fadada a um possível desastre.

Pensando nessa questão, o texto a seguir irá falar a respeito desses três tópicos e da importância deles não só para as festas, mas também para os eventos em geral.

A iluminação da festa

Apesar desse trabalho poder ser feito por amadores, vale a pena investir na contratação de uma empresa especializada em iluminação para festa. Essas firmas são capazes de organizar um grande número de tipos de festas diferentes de uma maneira criativa e eficiente.

Além disso, a iluminação precisa contar com certos equipamentos essenciais para garantir a criação de um ambiente harmônico e cheio de estilo, tais como:

  • Refletores cênicos;
  • Refletores head;
  • Refletores LED;
  • Mesas de controle;
  • Acessórios;
  • Entre outros.

Além disso, as empresas que prestam serviços de iluminação para eventos sabem lidar com a parte elétrica da festa, sempre obedecendo às normas NR (Norma Reguladora) 10 e NR-35 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), garantindo a segurança tanto aos trabalhadores quanto às pessoas presentes no espaço.

Os trabalhos podem ser realizados na altura para garantir a máxima eficiência na iluminação, como na instalação de lâmpadas em uma escada metálica caracol. Ela, por sua vez, é pensada pela organização da festa.

Por esse motivo, é necessário ter em mente que a iluminação precisa agir como um complemento da decoração, harmonizando com ela, com o ambiente e com as cores utilizadas.

Outro detalhe é que a iluminação é quem ditará a animação da pista de dança.

O som da festa

A parte sonora de uma festa também colabora para os ânimos e o clima do evento e, assim como no item anterior, é importante fazer a contratação de uma empresa especializada no assunto.

O serviço de locação de som para eventos permite a construção de um ambiente sonoro independentemente do tamanho, garantindo que, em qualquer espaço, a música poderá ser ouvida de uma forma clara, sem excessos, ruídos e vibrações que podem acabar incomodando mais do que animando, afinal, músicas altas demais não permitem a conversação, e baixas demais não animam, assim por diante.

Além disso, a contratação de empresas de som se torna ainda mais necessária quando a festa se passa um espaço amplo, onde é necessária ter uma caixa de som profissional (ou várias!) capaz de emitir músicas em alto volume sem carregar distorção no som.

Outro fato importante é que tais empresas também conseguem lidar com a parte técnica durante a instalação, cuidando dos serviços elétricos e com o estudo no momento da execução dos equipamentos.

Dessa maneira, obtém-se a estrutura sonora de uma festa com um bom custo-benefício e com um som uniforme que não irá apresentar problemas em nenhum momento da festa.

O sistema de energia

Contudo, para que tudo aquilo que foi dito acima funcione corretamente, é necessário possuir uma estrutura elétrica adequada e capaz de suportar a realização do evento.

Para isso, vale a pena investir em um gerador de energia para a alimentação elétrica da festa.

O gerador é capaz de converter algum tipo de energia (geralmente termoelétrica) em eletricidade, sendo que os geradores convencionais utilizados são, majoritariamente, abastecidos por gasolina ou óleo.

A necessidade dos geradores de energia se dá pelo fato de que, em certos momentos, pode acabar faltando luz dentro do espaço da festa. Esse é um fato bastante recorrente em certas localizações que possuem apagões constantes.

Nesse sentido, quando a energia cai, o gerador é automaticamente ligado, “reiniciando” a festa. Em outros momentos, como em festas realizadas em casas de campo, a estrutura elétrica pode ser frágil ou insuficiente para suportar todos os equipamentos conectados à rede.

Portanto, os geradores conseguem suprir a energia que é necessária.

Muitas pessoas ficam relutantes em relação ao aluguel de geradores de energia para festas devido ao barulho.

Entretanto, existem geradores adaptados, como o gerador silencioso a diesel, capaz de exercer todo o seu trabalho com a mesma eficiência e sem emitir ruídos, garantindo a tranquilidade da festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *