Como organizar eventos corporativos

Como organizar eventos corporativos

Eventos corporativos são marcas bastante notáveis da maioria das empresas de médio e grande porte. 

Criar uma cultura de equipe, pertencimento e endomarketing é muitas vezes um desafio maior do que o que se costuma esperar.

Por isso, é interessante sempre levar em consideração vários aspectos antes de organizar algo muito grande. Afinal de contas, não são tão comuns cursos online sobre o assunto.

Esta é uma atividade que requer uma boa dose de dedicação para que tudo corra bem, além de exigir que todos tenham foco no que está acontecendo.

Mas imprevistos sempre podem acontecer, afinal de contas eles não podem ser esperados. 

O que te faz ter a necessidade de alguma experiência e preparo para alcançar algumas medidas de contenção.

Então, para te ajudar de maneira geral, resolvemos trazer algumas dicas importantes sobre como organizar eventos corporativos marcantes.

Vamos conferir?

Como organizar eventos corporativos?

Primeiramente só gostaria de te deixar bem avisado que esta não é uma tarefa para se planejar e desenvolver de uma vez só. Você precisa de um esforço para conquistar um resultado final de qualidade.

Sem contar o investimento de tempo para você conseguir conciliar agendas, contratar serviços e garantir os melhores preços.

Fazer algo de improviso ou mesmo de uma hora para a outra é uma péssima ideia. Principalmente porque um evento corporativo é algo que irá carregar o nome da empresa com ele.

Ter algo desastroso sendo desenvolvido pode inevitavelmente trazer um problema a mais para a imagem da empresa. Sendo melhor às vezes nem tentar.

Mas se não houver opção, então siga estas etapas e dicas:

1 – Escolha o que você irá fazer

Bom, este é o passo inicial e aparentemente muito básico. Mas de certa forma será necessário para se ter um bom aproveitamento de todo o planejamento.

Antes de começar um evento você precisa saber para que será este evento.

É uma comemoração por alguma meta atingida ou aniversário da empresa? É a inauguração de alguma nova filial? Ou será que você quer fazer uma reunião para treinar funcionários, motivar ou trabalhar o endomarketing?

Tentar fazer muita coisa em um só momento dificilmente traz resultados de qualidade. Pense em um prato de comida onde você tem um bife acebolado, sorvete e feijão no mesmo local. 

Todos são bons separadamente ou com a combinação correta, juntos eles não se encaixam.

2 – Defina os locais, as datas e os horários

Agora é o momento de atacar escolhendo o local em que tudo precisa ocorrer. Por isso, coloquei as opções no plural, exatamente porque as coisas podem mudar durante o planejamento.

Você depender de uma só reserva pode ser uma péssima ideia caso tenha que adiar ou algo novo e inesperado entre em cena.

Locais abertos podem ser surpreendidos por uma chuva ou temporal. Então, aumentar as hipóteses e fazer vários contatos talvez seja a melhor ideia.

Uma última dica é sempre tentar encontrar um local o mais próximo possível da maioria dos convidados. Isto irá evitar atrasos e até mesmo despesas com locomoção desnecessária.

3 – Defina o Orçamento

Não há nada mais vergonhoso do que começar algo que você não tem condições de terminar. Isso para uma empresa acaba representando uma situação muito séria. Principalmente porque muitos irão ter prejuízos irreversíveis.

Desta forma, o melhor a ser feito é realmente pensar com calma, levantar os fundos disponíveis e se planejar para gastar algo em torno de 80% do previsto.

Isto faz com que você tenha alguma reserva para queimar de última hora para evitar problemas repentinos.

4 – Defina a estrutura

Agora que você já tem tudo resolvido sobre o que será o evento, quanto pode gastar e tudo o mais, pense na estrutura.

Será algo que precisa de uma decoração mais abundante ou não? Você terá que chamar palestrantes, ou pode contar com pessoas da própria empresa?

Artistas sempre são bem vindos, mas não se esqueça de contratar uma boa equipe de som e imagem.

Gravar o evento, tirar fotos e outras coisas semelhantes é uma ótima ideia para criar uma marca entre as pessoas presentes.

Os convites serão virtuais, físicos ou cada pessoa será informada diretamente pelo responsável do setor? Será necessário buscar as pessoas em algum lugar ou elas podem ir sozinhas (esta é a vantagem de um local próximo)? 

Por isso, dê o seu melhor e garanta uma estrutura de qualidade.

Lembre-se de alvarás e segurança, estes são requisitos muito importantes.

5 – Trabalhe o pós evento

O evento precisa deixar uma marca positiva na empresa, até porque ele tem que ser feito para garantir uma boa impressão para todos.

Por isso, pense em montar alguma apresentação que possa ser apresentada para todas as pessoas que participaram e até mesmo para clientes e outros envolvidos.

Uma dica que eu também gosto de dar é que se eles serão algo recorrente, peça para que as pessoas entreguem um feedback do evento em si. Mas não tente fazer isto na hora, faça em momentos posteriores, de preferência através de um email ou formulário online.

Isto irá te ajudar a crescer sempre com melhores programações.

Conclusão

São vários os passos necessários para se ter um evento de sucesso. Sem contar que a maioria deles vão pavimentar uma certa segurança para o bom desempenho da atividade em si.

Quanto mais você planejar, mais fácil será tomar medidas para conter problemas, além de garantir uma qualidade superior ao evento.

Lembre-se, eventos corporativos acabam carregando a imagem da empresa junto a eles, e por isso mesmo precisam ser levados a sério. 

Quanto maior for o resultado final, mais os empregados se tornarão motivados, e investidores e clientes se sentirão confortáveis com o empreendimento.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis para você. 

Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, sem problemas, estou à disposição nos comentários para te ajudar.

E lembre-se, existem vários cursos online de eventos e atividades periféricas que irão contribuir com a facilidade da implementação da atividade. 

Ainda que nem todos sejam específicos para eventos corporativos.

Até a nossa próxima dica!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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