projetos

Como utilizar autocad em projetos de eventos?

postado em: Estruturas, Eventos, Planejamento | 0

Essa é uma ferramenta de software que existe desde 1982, e que até hoje é considerada funcional principalmente para a realização de projetos de eventos, onde suas funções são completas, e que possibilita o desenvolvimento de um projeto.

Confira agora quem desenvolveu o AutoCad 2D, o que ele é e para que esse programa software  serve, quais as suas funcionalidades e como é possível utilizá-lo para criar projetos de eventos.

O que é o AutoCad?

É uma ferramenta tipo CAD onde esse sistema de software geralmente é utilizado pela engenharia mecânica, e até mesmo para a elaboração de projetos, como em plantas comerciais ou residenciais e hoje muitos têm utilizado para o esboço de eventos.

Após várias atualizações para melhorias e para aumentar a praticidade, é possível realizar vários  projetos de uma só vez, onde em 2009 foi atualizado para ser mais intuitivo até mesmo por ter semelhanças com o programa office.

Esse é um sistema que facilita as ações necessárias para se criar um projeto, além de proporcionar liberação gratuita para os estudantes e para que seja possível obter a liberação será necessário acessar o site oficial Autodesk, e assim terá 3 anos de isenção.

Como aconteceu o surgimento do AutoCad?

Em 1982 a empresa Autodesk de John Walker criou o software nomeado de COMDEX que foi o primeiro nome dado ao AutoCad. No início esse programa não tinha um desempenho muito bom, onde era muito dificultoso realizar projetos nele.

E foi somente em 1986 que foi realizado uma atualização, onde foi possível realizar esboços em 3d. E foi somente em 1992 que após o lançamento da AutoCad Release 12 que passou a ser considerado um dos principais softwares.

E somente depois de todas as boas avaliações que em 1993 foi criado uma versão própria para o programa Windows, onde passou a ter diversas outras funções práticas e acessíveis para criar desenhos e projetos.

Foram muitos os acontecimentos e muitas atualizações realizados no AutoCad para ele ficar no formato que muitos conhecem hoje. O programa conta com diversas ferramentas e recursos que são responsáveis por proporcionar mais praticidade e eficiência.

Quais as suas funções?

Existem diversas funções no programa AutoCad, vale ressaltar que também existe a função gratuita para universitários. Confira agora algumas de suas principais funções:

Criação de seguimento: Isso é possível através da função Line, onde é possível delimitar o tamanho desejado.

Novos formatos: É possível criar novos formatos como a criação de retas no tamanho desejado, através da função Polyline.

Raios definidos: O usuário poderá criar um círculo com raios definidos a partir do ponto central, através da função Circle.

Cotas angulares: Nesse formato angular é possível criar algo satisfatório através da função DimAngular e automaticamente é feito o alinhamento a partir da função Dimaligned.

Transforma desenhos 2d em 3d: Essa função é eficiente principalmente para plantas baixas e até objetos desenhados, podendo assim transformar o de 2d em 3d, além de poder movimentá-los em diversas posições.

Estruturação de cálculos: Dentro do sistema há a possibilidade de realizar operações e cálculos. 

Quais os requisitos para poder usar o AutoCad no computador?

Nem todos os computadores tem compatibilidade para que seja possível usar o AutoCad, por isso identifique agora e veja se o seu PC atende a esses requisitos, analise cada item e verifique se são compatíveis para não ter erro.

  1. O sistema operacional precisa de Microsoft Windows 7;
  2. Processador com frequência de 2.5 a 2.9GHz;
  3. Pelo menos 8Gb de memória ram;
  4. Tela com resolução de 1920X1080 com True Color e alta resolução e 4k;
  5. Windows 10 ;
  6. Placa de vídeo compatível;
  7. Espaço de disco com 6.0 GB ;
  8. Navegador Chrome;
  9. Net Framework versão 4.7.

Lembrando que esses são os requisitos mínimos para poder usar o AutoCad, caso o seu computador seja mais avançado e tenha um sistema acima dos que foram listados não terá problema algum durante o uso do programa.

Como utilizar o AutoCad em projetos de eventos?

Esse é um dos passos fundamentais para se iniciar qualquer projeto, onde coletar as informações pertinentes serão de suma importância para que seja possível fazer todo o planejamento, a falta de quaisquer informações poderão comprometer todo o projeto.

Dentre as informações coletadas atente-se aos seguintes passos:

  1. Identifique qual será o tipo do projeto 
  2. Tema central do evento
  3. Qual o local e a data
  4. Qual o público alvo
  5. Anote cada orçamento
  6. Conheça o sistema AutoCad 2D

É impossível fazer qualquer projeto em um sistema que não conhece, o risco de dar tudo errado é grande. Desta forma tenha conhecimento de todos os requisitos solicitados e do passo a passo antes do projeto, durante e depois.

  • Analise se o aparelho para instalar o AutoCad atende aos requisitos necessários;
  • Assista a tutoriais e leia bem antes de usar;
  • Faça a instalação do programa atualizado;
  • Faça testes antes de iniciar o projeto para conhecer melhor o AutoCad;
  • Identifique os formatos de navegação do AutoCad;
  • Crie um novo projeto;
  • Faça análises dos resultados e ajuste o que for necessário.

É muito comum pela falta de análise um projeto apresenta várias falhas que nesse caso poderão ser comprometedoras, e quando se trata do projeto de um evento é fundamental que não apresente erros. 

Por isso analise cada passo que for executado, atente-se às datas para não ter atrasos durante a entrega do projeto. Se tudo for feito corretamente o seu trabalho com certeza será um sucesso.

Considerações finais

De fato o AutoCad é uma ferramenta completa para se criar projetos não só de eventos,  basta seguir e cumprir todos os requisitos necessários para que se faça o bom uso da plataforma. Não se esqueça de ver se o seu navegador é compatível.

Temos excelentes opções de cursos online em todo lugar sobre o assunto, alguns até mesmo sendo gratuitos. Por isso, recomendo que você também invista neste tipo de treinamento.

Deixe nos comentários se você conhece e se já usou o AutoCad para criar desenhos e projetos. Compartilhe dicas e experiências. 

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *