Conheça os principais tipos de eventos corporativos

postado em: Decoração | 0

Engana-se quem pensa que os eventos corporativos, em sua maioria, são todas iguais. Pessoas vestidas com roupa sociais, sérias e voltadas completamente aos negócios ficaram para trás.

Atualmente, os formatos mais descontraídos, que envolvem entretenimento e atividades dinâmicas tomaram o lugar dos modelos tradicionais.

A fórmula atual visa alcançar novos resultados, uma vez que retém maior número de pessoas concentradas, resultando na aproximação da marca/cliente.

No entanto, existe um tipo de formato específico para cada evento. Se uma empresa trabalha com cursos de marketing digital, por exemplo, e decide realizar um evento para captar o maior número de pessoas interessadas nos cursos, ela deve optar pelo formato que atenda e use recursos compatíveis com essa necessidade.

Por conta disso, separamos os principais tipos de eventos corporativos. É só rolar para o próximo tópico.

Convenções

As convenções são muito comuns entre equipes de vendas e revenda, pois necessita que haja interação constante entre os participantes.

Este tipo de evento também é muito utilizado por políticos e corporações, com o intuito de esclarecer ações de interesses comuns.

As convenções também podem ser comemorativas, como as que acontecem no fim de ano em algumas empresas.

Geralmente, são realizadas em restaurantes para eventos corporativos em sp, e contam com atividades de confraternização, a fim de melhorar a relação do empregador com o empregado.

O evento costuma ser bem elaborado e conta com premiações e outras maneiras para fazer com que o colaborador se sinta importante para a empresa.

No caso das grandes empresas, elas costumam contratar o serviço de valet para eventos, deixando tudo com um toque mais sofisticado e marcante.

Além disso, o evento pode contar com comida à vontade, dinâmicas de grupo, música ao vivo, dentre outras atrações.

No sentido da alimentação dos participantes, as grandes organizações costumam contratar um balcão self service quente e frio, para que todos os colaboradores se sirvam bem.

Seminários

Ministrados por profissionais qualificados, os seminários são aplicados com o objetivo de desenvolver as habilidades dos participantes.

Em linhas gerais, esse tipo de evento conta com o único tema, que é abordado durante as atividades.

Além disso, o seminário possui uma característica única, uma vez que o locutor (seminarista) expõe seus pontos de vista, mas sem uma conclusão exata, dando tempo para o interlocutor (participante) determinar o pensamento.

Outro aspecto importante é que esse tipo de evento costuma seguir uma metodologia mais densa, mas que, dividida em partes, facilita o entendimento de quem participa.

Por isso, o seminário pode ser dividido em:

  • Determinação do problema;
  • Definição do surgimento do problema;
  • Como o problema pode ser tratado;
  • Escolha do tema;
  • Elaboração do tema;
  • Elaboração de um plano de pesquisa;
  • Definição de fontes;
  • Pesquisa sobre o tema;
  • Desenvolvimento do conteúdo.

Palestras

Em tese, as palestras possuem curta duração, podendo chegar ao máximo de 2 horas de conteúdo.
Diferente do seminário, na palestra é abordado temas diversos, sempre com a intermediação de um especialista.

Existem palestras motivacionais, de viés comportamental ou instrutivo. No entanto, os assuntos não são debatidos a fundo, pois as palestras servem para despertar o interesse do participante, ou para motivá-lo a tomar alguma decisão.

As palestras motivacionais, por exemplo, são muito utilizadas para alavancar as vendas de uma determinada empresa. Elas reúnem funcionários de diferentes unidades em um espaço para eventos exclusivo.

Congressos

Os congressos são eventos gigantes e costumam acontecer entre um intervalo de tempo maior durante os anos. Em geral, o evento pode durar dias ou até semanas.

Dentro do congresso podem acontecer diferentes tipos de eventos corporativos, como pequenas palestras, debates e até seminários. Os congressos podem ser de caráter regional, nacional ou internacional.

A diferença é que cada um conta com a presença de profissionais e especialistas com nome reconhecido, seja na cidade, país ou no mundo.

O intuito do congresso é proporcionar conhecimento científico aos participantes. Por conta disso, o evento reúne universidades, associações de classes e pensadores contemporâneos.

Workshops

Workshops são bem parecidos com pequenos cursos, mas possuem um aspecto bem marcante.
Os participantes costumam interagir bastante durante este tipo de evento, que possui duração média de 4 horas.

Normalmente, a oficina inicia-se com a exposição do conteúdo, seguida pela prática em grupo e, por fim, a conclusão do evento.

Comumente, os workshops são produzidos por uma empresa de eventos, que tem a tarefa de exercer organizar todas as etapas da oficina, bem como a locação do espaço onde o evento deve acontecer.