eventos

Conheça os tipos de eventos corporativos

Os eventos empresariais são muito importantes para o desenvolvimento de estratégias e contatos para que novos contratos sejam feitos e portanto os negócios consigam prosperar.

Além de contatos externos, esses eventos também tem outros objetivos, como de aproximação do público e de fortalecimento da marca.

Há diferentes tipos de eventos corporativos que vão desde os mais tradicionais e padronizados e também aqueles que possuem uma estrutura mais dinâmica e que tem em seus cronogramas diversas atividades.

Esse artigo abordará os objetivos da organização de eventos corporativos, os seus tipos e suas importâncias dentro das estratégias de uma empresa.

O que são eventos corporativos e suas particularidades

O que determina um evento corporativo são os objetivos que o organizador ou investidor quiser. Um exemplo clássico é das empresas que querem aumentar suas vendas.

O evento deve tratar de métodos e práticas para que isso aconteça, dessa forma, o estilo de worshop é mais eficiente do que o de congresso, pois facilita a intenção requerida pelo organizador.

Mas, de modo geral, antes de entendermos os modelos de eventos corporativos, é importante a definição deste que nada mais é que um momento em que ocorre algum tipo de interação entre os participantes e que tenha troca de informações, desenvolvimento de networking, novas parcerias e entre outros.

Há diversos tipos de eventos, cada um com um tipo de dinâmica, com elementos diferentes como display PDV, painéis e outros elementos.

Os tipos de eventos corporativos

Cada tipo de evento possui uma estrutura e uma dinâmica própria e veremos eles aqui de forma mais detalhada.

Congressos

Os congressos geralmente são grandes eventos e que possuem um período determinado de tempo em que será realizado.

Grandes congressos geralmente possuem o prazo de uma semana para ocorrer, mas há casos de ocorrer em menos dias.

Durante sua duração um congressos tem diversas atividades, que são como pequenos eventos internos. Eles podem ser variados como:

  • Palestras;
  • Mesas redondas;
  • Simpósios;
  • Debates e outros.

Os congressos possuem também outras tipologias, como o internacionais, regionais e nacionais. Os internacionais são aqueles em que há participações de pessoas de outros países dentro de suas apresentações e palestras, além de participarem também de comissões e outras atividades.

Os nacionais dizem respeito a participação de grupos nacionais de pesquisadores e os regionais de determinada região.

São bastante comuns esse formato em universidades e institutos. Por conta de apresentarem resultados que giram em torno de uma temática específica na qual são destinados.

Por conta de quase sempre ser um evento de grande porte é importante que os organizadores preparem uma estrutura boa, como evitar a queda de energia com o alugar gerador de reserva, ter um site, e até mesmo aplicativos para organização das atividades dentro do cronograma e assim por diante.

Convenções

As convenções são bastante parecidas com os congressos, porém, possui uma maior participação dos que participam. Há uma maior interação e envolvimento das atividades.

São encontros muito comuns entre colaboradores das empresas e também em equipes de vendas, além de entidades políticas como sindicatos e partidos.

As convenções tem como objetivo reunir pessoas para definição de atividades em defesa dos interesses comuns das pessoas.

Uma das mais conhecidas são as convenções sindicais onde classes de trabalhadores definem as reivindicações como piso salarial, benefícios e outras regras para o ambiente de trabalho.

Há também convenções comemorativas que envolvem atividades de final de ano e confraternizações, para estimular o engajamento das relações entre as pessoas da empresa.

Geralmente é bastante pensado, e conta com aluguel de painel de LED, música e buffet.

Seminários

Os seminários por sua vez são mais técnicos pois visam o desenvolvimento de novas capacidades sobre o tema específico abordado. Por serem feitos por profissionais especializados estes também podem ser transmitidos online.

Esses eventos contam com diversos debates, discussões, conclusões e reflexões. Obviamente, esse tipo de evento não tem como objetivo as respostas completas, mas sim, o debate e o fechamento de algumas questões que podem ser retomadas em outros eventos.

Workshop e oficinas

São mais práticos e se assemelham a cursos e possuem em sua estrutura um coffee break corporativo rápido. São eventos de intensa interação.

São quase sempre formado por quatro horas e possui espaço para uma pausa, geralmente um coffee break. E são essenciais para o desenvolvimento técnico.

Desse modo, vimos que os eventos corporativos são importantes dentro de uma empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *