Conhecendo os eventos corporativos

postado em: Corporativo | 0

Os eventos corporativos são uma ferramenta de marketing importante para a empresa. Existem diversos tipos de eventos empresariais, cada um com sua finalidade específica.

Alguns eventos são voltados para os clientes, outros são voltados para os colaboradores e sócios. Neste artigo, você vai entender melhor o que eles são, como organizá-los e como podem ser usados para o crescimento da empresa.

Tipos de evento corporativo

O primeiro passo para entender o que são os eventos corporativos é entender a diferença entre eles. Para decidir qual evento fazer, a empresa deve fazer uma análise interna e embasar a sua decisão a partir dela.

Uma simples matriz SWOT, com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa já pode servir como base para essa decisão. O desafio da empresa é fidelizar seus clientes? Se destacar da concorrência? Tornar uma inovação mais conhecida? A análise precisa chegar a alguma conclusão específica e o evento deve tentar vencer esse desafio.

Existem muitas possibilidades para eventos corporativos, dos mais populares aos mais raros, realizados apenas por empresas gigantes no mercado. Entretanto, os tipos mais comuns são:

  • Seminário;
  • Feira de negócios;
  • Palestra;
  • Workshops;
  • Lançamento;
  • Convenção.

O seminário é uma apresentação, com oradores e plateia. O objetivo é abordar um assunto com profundidade, acrescentando conhecimento aos participantes. Geralmente, primeiro há a exposição de conceitos e ideias, depois há um período para sanar dúvidas da plateia e, por fim, uma conclusão rápida.

Esse tipo de evento pode ser direcionado para os funcionários da empresa, com o intuito de ter uma equipe mais especializada no assunto, para propagar cuidados com segurança que devem ser tomados na empresa, dentre outras finalidades.

A feira de negócios é um tipo de evento mais dinâmico e de maior proporção. Esse tipo de evento pode ser exclusivo para empresas da área ou aberto ao público e, o principal objetivo é expor ideias, produtos, avanços tecnológicos e mais.

É comum que cada empresa possua um estande para falar sobre seu trabalho e sua atuação no mercado. É uma excelente forma de conseguir investidores, ampliar os contatos ou mesmo conseguir novos clientes.

A palestra é muito semelhante ao seminário, mas ela possui um caráter mais acadêmico. Geralmente é um orador especialista no assunto, cujos conhecimentos e experiências interessam muito ao público.

Os workshops são dinâmicos, são aulas concedidas aos funcionários ou interessados na área. Algumas feiras podem contar com alguns ambientes voltados para o workshop, tornando-as mais completas.

Os lançamentos também são muito comuns. São ferramentas de divulgação ótimas, completamente voltadas para um produto ou serviço novo. É o primeiro contato do público-alvo com o novo item e responsável por causar uma boa primeira impressão.

Nesse tipo de evento, é essencial que as pessoas certas sejam chamadas. Influenciadores digitais, pessoas relevantes na área e a imprensa.

Por fim, as convenções são eventos corporativos voltados para empresas. É um momento de apresentar ideias, comemorar o rendimento no ano, discutir posicionamentos e mais. A plateia, geralmente formada por funcionários, participa com aplausos, protestos informais e demonstrações de aprovação.

As etapas da organização

A organização de eventos deve começar com um planejamento detalhado. Entre em contato com as principais empresas do ramo ou com os especialistas no assunto, com os fornecedores, e com os profissionais responsáveis por cases de sucesso, enfim, certifique-se de que o evento será interessante falando com as pessoas certas.

Antes disso, porém, é necessário que algumas decisões básicas tenham sido tomadas. Obviamente, o tipo de evento e seu tema devem ter sido determinados.

A quantidade de pessoas que irão ao evento, o local onde ele acontecerá, sua duração, todos esses detalhes precisam estar acordados.

Depois que o principal estiver resolvido, é preciso se atentar aos detalhes. A decoração, por exemplo, é de grande importância na maioria dos eventos.

É evidente que uma feira precisará de uma decoração muito mais elaborada do que um seminário, mas em todos os casos, é recomendável colocar painéis com o logo da empresa e outros itens básicos.

Com a proximidade da data, os equipamentos necessários devem ter o aluguel agendado, evitando assim qualquer contratempo. Você ressaltar que a divulgação precisa ser intensa, pois dessa forma poderá atingir o público corretamente.

Em conclusão, os eventos corporativos são uma forma eficiente e ousada de melhorar alguns aspectos da empresa. Para obter sucesso, é necessário analisar a empresa, planejar com calma e ter pensamento estratégico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *