Construindo do zero o seu stand

postado em: Eventos | 0

Com o propósito de disponibilizar mercadorias, serviços ou atendimentos, diversas empresas se reúnem em feiras de negócios ou exposições para divulgar suas propostas.

Conseguir parcerias e patrocinadores além de aumentar a possibilidade de gerar renda para sua empresa, seja ela qual for.

Esses eventos podem ocorrer em pavilhões ou até mesmo em uma espécie de construção de galpão que tenha amplo espaço para a preparação de acontecimentos de grande magnitude.

O stand é basicamente um local construído ou alugado onde marcas criam uma espécie de loja para atender melhor seus clientes durante esses eventos.

No entanto, existem diversas opções de modelos e é importante conhecê-los para escolher a melhor opção. Entre elas estão:

Tradicional

Uma das mais usadas, consiste em uma armação mais simples, tendo drywall, madeira ou estrutura metálica como materiais para montagem.

Ela se adequa muito bem à maioria das propostas, pode ou não adicionar cadeiras, mesas e estofados, ou até mesmo prateleiras e balcões. O visual, apesar de mais sóbrio, se adequa a empresas cuja propostas não requer de muita infraestrutura.

Adaptável

O formato adaptável é indicado para marcas que procuram fazer uso de diversos recursos ao mesmo tempo, como projeções e ações de marketing, optando por um espaço que atinja diferentes meios para a comunicação.

De forma à aproveitar a versatilidade do stand, é possível criar diferentes ambientes, o transformando em salas para demonstrações de produtos ou atividades interativas no mesmo lugar.

Misto

O stand misto está dentre as melhores alternativas para empresas que dispõe de um menor orçamento.

Com o melhor custo-benefício, a opção une atributos de diferentes modelos. Por combinar elementos diferenciados, resulta em um projeto único e possibilita maior personalização e aproximação com a proposta de identidade da marca.

Mezanino

O mezanino é uma opção adequada para empresas de negócios, podendo proporcionar um andar intermediário.

Assim, é possível ter um ambiente para a exposição de mercadorias e propostas no térreo, e/ou um segundo andar para quando a situação assim necessitar.

Esse é o caso de apresentações segmentadas e privadas, fechamento de negócios ou pequena reuniões com investidores, clientes ou patrocinadores,

Showroom

O showroom precisa de mais tempo de planejamento. Possui aspecto mais elaborado, cuidadoso e leva mais tempo para ser produzido.

É um ambiente de maior amplitude, indicado para empresas que queiram disponibilizar diversos produtos de sua marca, atividades interativas e para apresentações de novos serviços que ainda não estão disponíveis no mercado.

Cenográfico

Possuem um orçamento mais variado e está entre as opções que mais rendem feedbacks positivos para as empresas.

Assemelha-se a um cenário e seguem um conceito de criação de um conteúdo ou novo produto. Nesse caso, qualquer revestimento ou característica específica da equipe da marca são válidas e acrescentam identidade ao ambiente, trazendo uma experiência diferenciada ao cliente.

Container

Caso esteja buscando um formato diferente e inovador, o stand em formato de container é uma boa opção.

Com medidas revestidas muitas vezes em drywall, é distinto por seu formato e cores, que podem fugir das tradicionais como prata e branco. Apresenta portas de vidro e ar condicionado para uma melhor ventilação.

Entretanto é preciso lembrar que é um modo de trabalho em espaço confinado com diversas limitações. Sendo, assim, mais indicado para ficar exposto ao ar livre, dando a possibilidade de disponibilizar mesas e cadeiras na parte de fora, como uma espécie de food truck.

Além dos diversos modelos de stands citados anteriormente, existem alguns itens que são imprescindíveis para uma boa relação com os visitantes.

  • Faça uso de placas e faixas;
  • Tenha equipe qualificada;
  • Funcionários uniformizados facilitam a comunicação entre cliente e vendedor;
  • Mensure o número de visitas para a escolha adequada da estrutura;
  • Conheça seu público-alvo;
  • Tenha em mente quem são os concorrentes;
  • Disponibilize mesa de negociação;
  • Cative o cliente, proporcione brindes e ofereça bebidas;
  • Disponibilize acentos confortáveis durante a visita;
  • Garanta uma boa temperatura ao ambiente com climatizador ou ar-condicionado.

Caso você ainda tenha dúvidas ou não saiba por onde começar, uma boa opção é ter um serviço de montagem para qualquer auxílio que se faça preciso.

Existem diversas infraestruturas e você pode optar por contratar empresas de stands que disponibilizam todos os materiais necessários para montagens, auxiliam na velocidade da estrutura e podem indicar o modelo que melhor se adeque à proposta da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *