Criando o evento ideal para casamentos

postado em: Buffet, Eventos | 0

Por mais que o índice tenha recuado frente ao ano anterior, em 2017 foram registrados mais de um milhão de casamentos no Brasil.

Ao mesmo tempo, o mercado de festas registrou uma alta importante, isso porque, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA), o montante movimentado por esse segmento cresceu 25%.

Na prática, isso significa que, mesmo com a crise, as pessoas não abrem mão de comemorar momentos importantes da vida, inclusive o casamento.

Além disso, há outro fator que ajuda a explicar o porquê de esse segmento ter uma arrecadação tão considerável em tão pouco tempo: tais ocasiões são muito complexas de se organizar. Isso, por sua vez, exige a contratação de muitos serviços por parte dos anfitriões, para que tudo transcorra de forma tranquila.

No caso dos casamentos, por mais que os noivos contem com uma assessoria profissional para ajudar na organização, é preciso que eles adotem algumas boas práticas, de modo a evitar problemas. Confira algumas delas a seguir:

  1. Comece a planejar com antecedência

Boa parte dos casais passa alguns anos sonhando com a forma perfeita de oficializar a união, e mais alguns meses – ou mesmo anos – para tirar esse projeto do papel. O motivo por trás disso é o fato de que os bons fornecedores da área de festas são concorridos, e costumam estar com a agenda lotada com muita antecedência.

Para evitar que haja uma limitação considerável nas opções disponíveis para o seu evento, recomenda-se que ele seja organizado com uma antecedência de, no mínimo, um ano.

Deste modo, as chances de que os melhores prestadores de serviço do mercado estejam disponíveis na data escolhida pelo casal são bem maiores, desde o profissional de filmagem de casamento com drone até a igreja dos sonhos dos noivos.

  1. Seja criterioso ao escolher o buffet

Por mais que o sucesso – ou o fracasso – de um evento seja definido por um conjunto de fatores, alguns têm mais peso do que outros.

É o caso do buffet, se ele for desconfortável ou pequeno demais para o tamanho da lista de convidados, isso prejudicará seriamente a experiência de quem comparecer à ocasião.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se que os noivos sejam extremamente criteriosos ao escolher o espaço para festa que vai ser a casa de seu dia especial. Alguns dos fatores que devem ser levados em conta são:

  • Facilidade para chegar;

  • Acessibilidade, caso haja convidados com deficiência;

  • Capacidade;

  • Reputação no mercado.

Além disso, caso a cerimônia seja em um local e a recepção seja em outro, é desejável que ambos os espaços sejam próximos.

Por exemplo, caso o casal se apaixone por um buffet para casamento na Vila Maria, é interessante que a igreja escolhida seja no mesmo bairro.

Na dúvida, recomenda-se que o casal ouça sempre a opinião de seu cerimonial. Como eles tendem a conhecer todos os fornecedores do mercado de casamentos da região, ele saberá dizer se determinado local é adequado para a festa ou não.

  1. Contrate um profissional para a decoração

Não basta escolher um buffet adequado para a realização de sua recepção, é essencial que ele esteja bem decorado. De acordo com especialistas, a cenografia é fundamental para criar uma atmosfera agradável, tanto para os noivos quanto para os convidados. Trata-se, assim, de uma variável com muita influência sobre o sucesso ou o fracasso da ocasião.

Para evitar problemas, recomenda-se fortemente que o casal contrate um profissional da área de decoração de festa. Como ele tem qualificação na área, poderá analisar as características do buffet onde a ocasião vai acontecer para decorá-los conforme as preferências dos anfitriões.

  1. Monte o cardápio com cuidado

A comida servida em um evento é sempre algo de que os convidados se lembram, seja isso para o bem ou para o mal. Por conta disso, essa não é uma área na qual os noivos devam medir esforços ou recursos, é interessante investir uma boa soma de dinheiro em um restaurante ou cozinheiro de renome.

Além disso, especialistas em alimentação para eventos sempre relembram anfitriões de que os convidados com restrições alimentares não podem ser esquecidos.

Sejam eles celíacos, intolerantes à lactose ou veganos, é sempre imprescindível que haja algo que eles possam comer.Assim, é interessante que os noivos conversem com os convidados a respeito disso, para que se preparem de antemão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *