Da gestação ao new born: entenda os tipos de ensaio fotográfico para bebês

postado em: Fotografia e fimagem | 0

As fotos de gestantes book consistem em um serviço procurado por muitas gestantes e casais. O objetivo é sempre o mesmo: eternizar o momento mágico da gestação e do bebê, podendo mostrar futuramente ao filho como ele foi querido e esperado desde o início.

Contudo, optar por um estilo de ensaio pode ser uma tarefa difícil. Os fotógrafos do setor estão cada vez mais criativos, oferecendo mais possibilidades aos futuros pais. A saída, portanto, é pesquisar até encontrar uma inspiração que agrade.

Pretende realizar um ensaio fotográfico gestante mas ainda não sabe qual estilo escolher? Então continue lendo e aprenda mais a respeito dos mais procurados neste mercado! Confira:

  1. Ensaio gestante

Barrigão à mostra, roupas soltinhas e brilho no olhar. Este é o tipo de ensaio mais corriqueiro no ramo. Ainda assim, há alguns subestilos que a gestante pode escolher, como:

  • Ensaio de estúdio;

  • Ensaio ao ar livre;

  • Ensaio lifestyle (em casa);

  • Ensaio na praia;

  • Ensaio mês a mês (uma foto por mês da gestação);

  • Ensaio milkbath.

Esta última opção merece um destaque especial. Atualmente, uma das principais tendências do setor é fotografar a gestante em uma banheira, em um banho de leite com ervas aromáticas. O resultado é diferente e descontraído.

  1. Ensaio casal ou família

Em alguns casos, o papai também topa sair nas fotos. Assim, pode-se fazer o ensaio fotografico casal. Normalmente, ele segue o estilo dos ensaios de gestante (em casa, nas ruas, no parque, na praia, etc).

Entretanto, se eles já têm um filho e a família está crescendo, nada impede que o futuro irmão mais velho também participe. Assim, a lembrança do momento fica ainda mais especial. Outra opção, que nem todos cogitam, é incluir os filhos de quatro patas. Sim, os animais de estimação também podem aparecer nos ensaios de gestante!

  1. Ensaio de parto

Apesar de menos comum, também há pais e mães que optam por registrar profissionalmente o esperado momento da chegada do filho, seja o parto hospitalar ou domiciliar.

Porém, quem optar por isso precisa saber que, assim como o ensaio de gestante ao ar livre, é preciso ter cuidado redobrado com este serviço. Antes de tudo, é preciso certificar-se de que o profissional contratado realmente o presta: por conta de suas particularidades, nem todos os fotógrafos realizam ensaios de parto.

Além disso, é preciso entrar em contato com o hospital ou maternidade onde a mulher pretende dar à luz e verificar se o ensaio é possível. Afinal, nem todos os estabelecimentos permitem tais registros. É interessante obter uma autorização escrita do responsável, para impedir imprevistos na hora H.

  1. Ensaio recém-nascido (ou new born)

ensaio fotografico de recem nascido, junto com o de gestante, são feitos por boa parte das famílias. Como o próprio nome diz, ele consiste em um registro fotográfico dos primeiros dias de vida do bebê. O resultado é sempre encantador.

Mas, também é preciso tomar alguns cuidados para que o ensaio seja prazeroso. Antes de tudo, é importante que ele seja feito quando o recém-nascido tem entre 5 e 15 dias de vida, por conta da intensidade das cólicas – e do sono, no caso das fotos bebe recem nascido dormindo.

Da mesma forma, é preciso levar em conta que a imunidade do bebê ainda é muito frágil, afinal, ele ainda não é vacinado. Portanto, o fotógrafo deve manter o estúdio imaculadamente limpo, além de em níveis apropriados de temperaturas.

  1. Ensaio mês a mês

Enquanto algumas gestantes optam por fazer um acompanhamento fotográfico mensal da gestação, outras decidem usar a mesma inspiração, mas aplicá-la ao crescimento do bebê.

Mensalmente, são feitas fotos da criança, que, mais tarde, são usadas para compor um álbum. Depois, ele pode ser completado com registros de outros momentos importantes, como os aniversários, primeiro dia de aula, formatura, etc.

  1. Ensaio tipo smash the cake

Este é um tipo de ensaio que tem se popularizado enormemente nos últimos anos. Feito quando o bebê já tem cerca de 10 meses – e, assim, consegue sentar-se sem problemas – o objetivo é registrá-lo destruindo um bolo (ou, então, frutas, na modalidade smash the fruit).

A vantagem é que o resultado deste ensaio é muito mais descontraído que os demais, sendo um lembrança divertida do primeiro ano de vida do bebê.