Dicas para organizar uma festa infantil que você precisa saber

postado em: Decoração, Estruturas | 0

A festa de aniversário, sem dúvida, é dos momentos mais esperados pelas crianças. Além de comemorar mais um ano de vida, é um momento para reunir os amigos e a família e se divertir juntos. Por esse motivo, muitos pais acabam por optar em alugar espaço para festa infantil.

Entretanto, os pequenos nem imaginam o quanto é difícil a organização da festa, especialmente para mães de primeira viagem, que não têm experiência com esse tipo de evento. Algumas dicas, simples podem ajudar (e muito) a fazer uma festa bonita e divertida para seus filhos.

O planejamento deve começar cedo, com no mínimo três a seis meses de antecedência. A primeira coisa a se fazer é pensar na lista de convidados.

De acordo com o número de convidados, é possível perceber se é mais viável fazer a festa em casa ou alugar um espaço.

Utilize um espaço agradável

Alugar espaço para festa infantil é indicado para quem tem pouco espaço em casa e, para quem tem muitas decorações, em vidro ou outro material frágil.

Crianças gostam muito de correr e podem acabar derrubando alguma coisa sem querer. Além disso, em um espaço maior, é possível alugar brinquedos e promover atividades que não poderiam ser feitas em casa.

O tema das festas, geralmente, é pensado pelas próprias crianças. Porém, nos primeiros aniversários, as crianças, muitas vezes, ainda não falam ou não tem muito conhecimento sobre os temas possíveis e personagens existentes.

Nesse caso, cabe aos pais escolher o tema. A festa infantil patati patata, é uma das melhores opções, já que, a decoração colorida, inspirada nos palhaços, é muito atrativa para crianças pequenas e agradável aos olhos.

Além disso, o tema já fornece a trilha sonora com as músicas dos dois palhaços e, até mesmo, brincadeiras inspiradas neles. Outra opção, é escolher algum tema neutro, sem um personagem para se basear. Alguns dos temas neutros mais populares são:

  • Chá de bonecas;
  • Futebol;
  • Fazenda;
  • Dinossauros;
  • Ursos de pelúcia;
  • Zoológico.

Lembre-se de que as cores da decoração, devem sempre harmonizar com o tema da festa. No caso de temas neutros, é melhor escolher cores que combinem entre si e decorações que mostrem o tema de uma maneira divertida. O colorido é o ponto principal da decoração em uma festa infantil, por isso, não tenha medo de exagerar.

Ofereça um cardápio adequado

O cardápio da festa pode conter opções bem variadas, incluindo diversos tipos de comida. A maioria, porém, prefere o cardápio básico, com salgadinhos, doces, cachorro-quente, pipoca, gelatina e refrigerante.

Alguns pais preferem incluir opções mais saudáveis no cardápio, como melancia cortada em formatos divertidos e salada de frutas.

A quantidade pode ser difícil de calcular em uma festa maior, por isso, é recomendado que se procure um buffet infantil em Santana.

O buffet também pode ajudar com ideias para o cardápio, já que possuem mais experiência com esse tipo de evento, além de terem as mais opções, o que nem todo fornecedor tem.

O principal item do cardápio é, indubitavelmente, o bolo. Ele é tão importante que, quando alguém faz uma festa pequena, apenas para a família e amigos mais próximos, é comum dizer que é “só um bolinho”.

O bolo de aniversário deve estar no centro da mesa e combinar com o tema da festa. Os mais comuns, são os que possuem algum desenho do personagem escolhido no papel de arroz ou os bolos em andares, com pasta americana.

O sabor de bolo mais adorado pelas crianças, é de chocolate mas, ele não é muito recomendado se muitos adultos foram convidados.

Pois, pode parecer, levemente, enjoativo. O melhor a se fazer é incluir outro sabor mais leve junto ao chocolate, como, por exemplo, baunilha.

Priorize o planejamento

O convite de aniversário deve ser entregue com 20 dias de antecedência, para que os pais possam incluí-lo na agenda.

O básico de um convite é conter o nome do aniversariante, nome do convidado e a data, hora e local da festa. É possível também colocar algumas especificações.

Por exemplo, em uma festa com o tema fazenda, é possível pedir que os convidados venham com camisas xadrezes.

A partir dos 4 anos, pode-se mandar um recadinho delicado no convite, indicando que os pais não precisam ir à festa de aniversário junto com os filhos, o que muitos casais gostariam muito, já que é difícil encontrar tempo para cuidar do relacionamento quando se têm filhos.

Lembre-se de que, crianças não se importam com o tamanho, o preço ou a extravagância da festa: o que importa para elas é a diversão. Por isso, capriche, pensando sempre no que vai fazer seu filho feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *