Em quais áreas pode atuar um barista?

postado em: Buffet, Casamento, Eventos | 0

O barista é um profissional muito importante, de forma que diversos estabelecimentos contam com esse tipo de talento na equipe.

No entanto, tamanha relevância não torna a atuação tão conhecida, o que acaba dificultando o ingresso de novos talentos na área.

Afinal de contas, como funciona esse mercado? Em que áreas é possível atuar como barista? Esta é uma profissão promissora?

Se essas dúvidas fazem parte de seu cotidiano, fique tranquilo, pois neste material poderemos desvendar todas elas, apresentando um excelente panorama sobre a profissão.

Então, se o seu intuito é entender as diversas possibilidades existentes para um bom barista, não deixe de continuar nesta leitura!

As diversas atuações de um barista

Quando falamos em barista é natural que muitas pessoas logo pensem em um profissional que trabalha em um bar, realizando o preparo de bebidas.

No entanto, essa é uma visão um tanto equivocada, já que na verdade os baristas não trabalham em bares, e muito menos com bebidas alcoólicas, como se acredita popularmente.

Na realidade os baristas são profissionais especialistas no preparo de café, atribuindo maior valor a esta bebida, que faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

Ser um barista não significa apenas passar um café e servi-lo ao cliente, porque essa tarefa já foi substituída pelas máquinas há um bom tempo.

Dentre as diversas atuações desse profissional, está a responsabilidade em garantir uma experiência diferenciada com o café, preparando-o com o máximo de técnica e cuidado possíveis.

Existe uma enorme diferença entre consumir um café de máquina e beber um feito por um barista, já que o segundo é preparado de forma que evidencia o sabor e o aroma da bebida.

Tendo isso em mente, a seguir veremos de que maneiras é possível ingressar no mercado por esse talento, que embora seja bastante específico, é extremamente útil!

1. Eventos 

Caso você ainda tenha dúvidas quanto às possibilidades de atuação de um barista, é porque ainda não parou para pensar na relevância que um bom café tem para a sociedade.

Por mais que o cafezinho faça parte do cotidiano, um bom café tem alto potencial de surpreender, e assim tornar qualquer tipo de ocasião ainda mais especial.

Por isso, uma boa alternativa para atuar como barista é em eventos, oferecendo aos clientes uma experiência diferenciada com a bebida.

Seja em uma reunião ou em uma festa, todos gostam de finalizar um jantar ou uma boa conversa com um café de qualidade, que só pode ser feito por um bom barista.

Sendo assim, investir neste mercado pode ser interessante, já que a demanda é bastante extensa e abre portas para a conquista de um bom espaço no mercado!

2. Abertura de cafeterias e empreendimentos do gênero.

Quando falamos em possibilidades de atuação profissional, logo pensamos em meios de conseguir um emprego, deixando o empreendedorismo de lado.

No entanto, para quem realmente pretende atingir o sucesso, abrir seu próprio negócio é um método bastante interessante.

Um barista qualificado tem todos os requisitos necessários para abrir uma cafeteria diferenciada, que é um tipo de estabelecimento que atrai muitos clientes.

Como já vimos, o café faz parte da rotina de muitas pessoas, de forma que não seria difícil convencer o público a consumir um bom café de um lugar aconchegante e aromático.

Por isso, se você tem a formação de barista e deseja evoluir na carreira, saiba que abrir seu próprio negócio é um excelente caminho!

3. Serviços particulares

Você já parou para observar na quantidade de pessoas que buscam por profissionais para preparar cafés em seus eventos ou no dia a dia?

Principalmente em empresas, não é incomum encontrar estabelecimentos que precisem de baristas autônomos para preparar as bebidas no dia a dia.

Essa é uma alternativa interessante de ganhar um bom dinheiro, especialmente para quem ainda está no início da profissão e pretende conquistar espaço e experiência para novas oportunidades.

Lembre-se que as possibilidades são inúmeras, de forma que não é difícil encontrar locais e pessoas que estejam em busca de um bom barista para a prestação de serviços!

Como se tornar um bom barista?

Até o momento falamos bastante sobre as possibilidades para atuar como um barista, mas devemos nos lembrar que existe uma etapa crucial antes de estabelecer o direcionamento de carreira, que é a qualificação.

Antes de tudo, você deve pensar em meios para se tornar um barista de qualidade, pois só assim será possível ter todas as portas de oportunidades abertas.

Para te ajudar nessa missão, a seguir preparamos algumas dicas para direcioná-lo em seus primeiros passos, então não deixe de conferir!

1. Invista em seu perfil profissional 

Todas as dicas que demos anteriormente sobre possibilidade de atuação exigem algo bem importante, que é a definição de uma autoridade na profissão.

Afinal de contas, de que maneira você conseguirá atrair clientes e conseguir empregos, se ainda não tem um estilo definido?

O barista é um profissional responsável por garantir experiências positivas, de forma que seu trabalho deve transparecer tudo o que é esperado através das bebidas.

Por isso, se deseja se tornar um barista renomado, comece definindo em quais áreas pretende atuar, e qual perfil pretende seguir em sua carreira.

Dessa forma, aos poucos todas as portas se abrirão, e com o tempo seu nome terá alta relevância no mercado!

2. Aprenda novas técnicas 

Como já foi dito, um barista não é apenas um profissional que prepara cafés, já que essa função já fora suprida pelas máquinas.

Sendo assim, para se tornar um barista é importante que você conheça tudo sobre o preparo da bebida, o que é possível conseguir por meio de um curso de barista.

Entenda a essência, o aroma e a complexidade de sabores do café, e assim será possível dominar a incrível arte de prepará-lo.

Além disso, se mantenha sempre ativo no aprendizado, procurando por novas técnicas, que te permitam trazer novidades e novas experiências aos clientes.

Para isso, comece com um bom curso de barista, e depois aposte em novos e exclusivos aprendizados, pois certamente será este processo que te garantirá o domínio do mercado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *