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Empreendedores em feiras de negócios

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O mercado consumidor é amplo e abrangente, atingindo públicos de diferentes setores da economia, de diferentes formas e em contextos específicos, como em feiras.

Para atender de forma eficiente cada um dos milhões de clientes disponíveis, tanto em território nacional, como em outros países, muitas empresas encontraram nas feiras e eventos de negócios o caminho para trilhar de forma mais assertiva o público-alvo pretendido.

Nestes lugares, é possível encontrar fornecedores, fechar parcerias comerciais e apresentar novas marcas, produtos e serviços, como uma maneira de teste, e identificar os pontos positivos, que devem ser amplificados por meio de divulgações externas, e negativos, que precisam ser corrigidos ou eliminados.

Além disso, essas feiras estão se segmentando, permitindo ampliar o conhecimento em temas específicos, já que muitas soluções de fórum comum são apresentados nestes locais, reunindo profissionais gabaritados em eventos paralelos, como:

  • Congressos nacionais e internacionais;
  • Seminários de identificação de problemas e soluções;
  • Workshops para troca de experiências;
  • Reuniões setoriais de mercados exclusivos.

A possibilidade de formação de análises críticas em um ambiente controlado fica mais fácil para as empresas, assim como a percepção de aceitação de novos produtos junto ao público-alvo presente.

Também é possível receber novas informações sobre o mundo dos negócios, permitindo novas oportunidades de ampliação sobre o mercado.

Lugares preparados para recepção empresarial

A realização de feiras e eventos deve ser em lugares apropriados, com espaço para que os visitantes possam transitar de maneira segura e tranquila. A climatização também deve ser adequada, para que ninguém sinta tanto calor ou muito frio.

A entrada pode ser gratuita ou paga. Muitas feiras voltam suas bilheterias para pagamento de todos os serviços oferecidos aos participantes, ou então transformam em uma ação solidária, voltada para organizações não-governamentais.

De qualquer maneira, é uma forma de criar um mailing segmentado, que pode ser entregue aos participantes, ao final da feira, para que pesquisas e convites sejam encaminhados aos visitantes.

Para garantir a segurança de todos e confirmação pessoal, é possível implementar uma catraca eletrônica com biometria logo na entrada.

Dessa forma, é possível identificar corretamente quem está participando do evento, impedindo a entrada de pessoas que não foram autorizadas.

Os estandes devem ser atrativos e refletir o propósito empresarial, para que os visitantes tomem conhecimento de tudo que está sendo apresentado, de forma clara e precisa.

Espaços dedicados para apresentações e reuniões comerciais podem ser adaptados, com mesas e cadeiras confortáveis.

Para garantir a impressão de formulários de participação e funcionar como uma ferramenta de captação de mailing pessoal, empresas especializadas prestam o serviço de locação de impressora, com garantia de funcionamento, material como tinta e papel e instalação, durante todo o período de feira.

Isso funciona de forma excepcional, pois permite que os expositores estejam focados nos negócios, deixando serviços técnicos para pessoas capacitadas e eficientes.

Planejamento estratégico deve prever eventos

Dentro de todos os planos de negócios empregados nas empresas, este tipo de investimento deve fazer parte do orçamento anual. O empresário que quer crescer no mercado consumidor precisa estar atento à realização das feiras e eventos comerciais.

A venda de stands para feiras tem início e fechamento em datas específicas, e ficar de fora não deve ser uma opção para quem quer atender o maior número de clientes, seja qual for o produto a ser oferecido.

Muitos contratos e parcerias são firmadas nestes ambientes, com muitas oportunidades no mercado interno e externo, abrangendo diferentes localidades e culturas.

Muitos estandes são criados de forma personalizada, com um totem gerenciador de atendimento, o que pode servir como destaque perante os visitantes e concorrentes.

Por isso, a negociação quanto à participação deve ser feita de forma premeditada e com planejamento estratégico adequado.

Presença em feiras empresariais é fundamental

Formalizada a participação, é preciso projetar como será a apresentação da marca e de novos produtos aos visitantes. A possibilidade de oferecer uma degustação especial serve como chamariz e atração de novos consumidores.

Se a empresa souber aproveitar a oportunidade, a implementação de um stand vendas pode ser lucrativo tanto para o participante da feira quanto para o visitante, já que preços diferenciados podem ser oferecidos, como uma forma de lançar o produto para divulgadores.

Neste momento, as redes sociais devem estar ativas e em pleno funcionamento, para receber as críticas e comentários.

Caso a feira seja utilizada com outra finalidade, é possível ampliar a participação, em pontos específicos para divulgação do produto, com um estande de vendas portatil em locais apropriados, como shoppings centers, mercados e supermercados.