Tipos de eventos educacionais que sua empresa pode oferecer

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O empreendedorismo está em enfrentar desafios. Mais do que, simplesmente, ter uma empresa e fazê-la funcionar, é preciso impulsionar o crescimento da marca e garantir a sua posição no mercado.

Para isso, é necessário conquistar clientes e trabalhar muito as questões de marketing. Neste artigo, você vai saber mais sobre uma das principais ferramentas do empreendedor: os eventos.

Eventos empresariais

Os eventos empresariais são uma boa estratégia para se aproximar dos clientes, divulgar a marca e fazer um estudo de mercado, tudo simultaneamente.

Quando se fala de outra estratégia semelhante, o ambiente virtual, uma tendência tem sido o marketing de conteúdo. Basicamente, é instruir o cliente com informações úteis, iterando-o sobre a área.

Uma forma de aplicar essa tática aos eventos é optar por eventos educacionais.

Algumas possibilidades são:

  • Seminário;
  • Workshop;
  • Palestra;
  • Curso;
  • Congresso;
  • Mesa redonda.

Um seminário é um evento com estrutura de plateia e oradores, dividido em três partes.

A primeira parte é a exposição de uma ideia ou conceito por parte dos oradores, o que pode acontecer com o auxílio de apresentação de slides, vídeos, áudios ou até objetos passados pela plateia.

A segunda parte é mais dinâmica, estimulando a interação entre oradores e plateia.

O tema apresentado é discutido e dúvidas são sanadas. A terceira parte é a conclusão, com as considerações finais e possível distribuição de brindes ou divulgação.

O workshop é uma forma de aprendizado menos passiva.

É possível que os participantes realizem atividades com o auxílio dos especialistas, são abordados não apenas conceitos, mas casos práticos e a experiência serve como treinamento e aprimoramento de habilidades.

As palestras educacionais têm foco no orador, que pode compartilhar seus conhecimentos ou experiências de vida com a plateia. Costuma ter duração curta e se assemelha muito a uma performance, uma apresentação.

Ao final, as pessoas podem tirar dúvidas e fazer questionamentos, mas não é necessariamente uma discussão. Não há necessidade de conclusão após as perguntas por parte do orador.

Um curso, diferentemente das opções citadas anteriormente, possui longa duração. É um conjunto de aulas que busca instruir os alunos sobre determinado tópico, geralmente de forma teórica, com algumas aulas práticas.

Um congresso é um evento cientifico, reunindo especialistas e pesquisadores de determinadas áreas para fazer a divulgação de seu trabalho.

Através desse tipo de evento, os profissionais de determinada aula ficam integrados, cientes dos avanços conquistados. Assim como os cursos, eles podem ter maior duração.

Mas seu período máximo não passa de uma semana.

A mesa redonda é o mais dinâmico e interativo dos eventos.

Como o nome diz, há uma discussão horizontal sobre determinado tópico, na qual a opinião de todos é igualmente interessante para a conversa. O objetivo não é uma conclusão, mas a exposição de posicionamentos.

Questões administrativas

Depois de definir qual evento se planeja fazer, as questões administrativas entram em pauta. O primeiro passo é definir a agenda de eventos, estabelecendo um horário para cada atividade, seja ela uma palestra, um workshop, enfim, não importa qual seja.

Essa tarefa pode parecer simples, mas deve ser feita com antecedência. Muitas vezes, os palestrantes são muito ocupados e apresentam dificuldades de agendamento, havendo atrito entre horários.

Antes de procurar por oradores e fornecedores, é preciso saber que o evento precisa ser coeso e atrair um público específico.

Escolha um tema e o mantenha em mente durante todas as decisões de planejamento. Quanto mais especializado, mais valorizado por seu público-alvo será.

O local do evento também é muito importante. Questões como estacionamento, facilidade de acesso e proximidade com meios de transporte público precisam ser consideradas. Isso pode parecer um detalhe, mas é um dos fatores que o público mais considera.

A localização influencia na estética do evento, pois as pessoas têm opiniões formadas sobre locais.

Quando estiver tudo acertado, o foco deve ser a divulgação de eventos. Redes sociais, parcerias com empresas da área, distribuição de convite, o interessante é que o máximo de pessoas possível saiba que o evento irá acontecer.

A conclusão é que  um evento educacional pode ser a resposta para a sua empresa. Com público mais interessado, bem informado e em contato com a sua marca, as chances de vendas aumentam e, mais importante, sua marca ganha força.

Prepare-se para o evento com muita dedicação e cautela, planejando os detalhes e estudando o público.

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