Equipamentos para deixar uma melhor iluminação

postado em: Equipamentos, Estruturas | 0

A iluminação se tornou essencial para o dia a dia, e quando há falhas na rede elétrica, comumente é preciso recorrer a determinados recursos, como geradores e lanternas.

Compreender os diferentes aspectos que a iluminação nas edificações e, até mesmo, da rede pública envolvem, é essencial para conhecer as divergências entre os tipos de equipamentos e instalações mais eficazes.

Como escolher uma lanterna potente?

As lanternas apresentam grande praticidade em sua forma de uso, que consiste em iluminar locais para a realização de serviços, prestar auxílio quando há falhas na energia elétrica, entre outras possibilidades. Sendo assim, escolher uma lanterna potente é essencial para que a finalidade seja adequada corretamente.

A principal maneira de avaliar a potência de uma lanterna, é levando em consideração a intensidade da luz, ou seja, a unidade de fluxo luminoso que corresponde aos lumens. Grande parte das lanternas disponibilizadas no mercado se distingue de acordo com as seguintes faixas:

  • 0.3 – 0.6 lumens: bastões, comumente usados para indicar posições;
  • 1 – 20 lumens: mini lanternas ou chaveiros com LED;
  • 30 – 100 lumens: lanternas de utilização geral;
  • 100 – 280 lumens: opções com alta intensidade de brilho e potencial;
  • 280 – 1500 lumens: lanternas com alta potência, muito usadas em locais abertos;
  • 1500 – 3500 lumens: direcionadas para usos específicos, como para exploração.

Além disso, as opções a led são muito buscadas, principalmente no lugar de lanternas incandescentes, pois apresentam uma maior eficiência energética por mais horas de utilização.

É interessante citar que ao buscar por lanternas acima da última faixa, por exemplo, uma lanterna de led 18000 lumens, a dificuldade para adquirir pode ser grande, pois a produção é mais limitada.

O que é o gerador?

O gerador é amplamente aplicado para prestar suporte, quando há falhas na energia. Além deste item, um grupo gerador é constituído por alternador e motor, entre outros elementos complementares, tais como:

  • Quadro de transferência de cargas;
  • Tanque de combustível;
  • Silenciador;
  • Painel de controle.

Ele pode ser utilizado como fonte principal ou auxiliar de energia. No entanto, entre os diversos tipos existentes, é preciso recorrer ao que apresente a potência mais adequada para atender o tipo de necessidade em questão.

Os modelos de maior procura, são os que apresentam pequeno e médio porte, que geralmente variam entre 55 a 225 KvA, já os que apresentam acima de 500 KvA, são indicados para grandes demandas de energia, principalmente em locais onde o acesso a esse recurso é mais limitado.

Um dos tipos mais buscados são os geradores a diesel, principalmente em casos de operação ininterrupta. Sendo assim, para locais que necessitam de demandas de energia menores, mas ainda assim, com um fornecimento eficaz, o grupo gerador diesel 150 kva pode ser viável, porém, em indústrias e até mesmo estabelecimentos que exigem um maior fornecimento, é preciso que a potência seja superior.

Principais aspectos de postes de luz

O poste de luz pode ser instalado em diversos locais e estão comumente relacionados com a iluminação pública, principalmente ao considerar o porte que apresentam.  Nesse caso, não devem ser compartilhados com terceiros, para atividades, como:

  • Ligações provisórias;
  • Monitoramento em vídeo;
  • Rede de telefonia;
  • Fiscalização eletrônica de velocidade;
  • Placas de propaganda;
  • Cabos de TV por assinatura;
  • Estruturas como banners.

Os postes de ruas servem principalmente de suporte para linhas de transmissão de telecomunicações e energia elétrica. Além disso, possuem uma lâmpada, assim como, a opção citada anteriormente, que é indispensável para a movimentação segura dos locais.

Naturalmente, cada tipo de poste possui indicações específicas, por exemplo, os coloniais são restritos a praças, edificação com tombamento isolado ou em largos. Assim como também existem postes decorativos, que são amplamente aplicados em jardins.

Os suportes para postes comumente seguem um padrão, afinal, seja para a iluminação pública ou para decoração, é preciso prezar pela segurança e funcionalidade. Em alguns casos, os suportes possuem projeções horizontais, como no caso de postes em praças e largos.

Todavia, também existem os suportes de topo, de parede, entre outros tipos. Dessa maneira, ao buscar por suporte para poste circular, é imprescindível ter orientação de um profissional de confiança, para encontrar o modelo que melhor atende às necessidades da aplicação de forma segura e eficaz.

É uma indicação não apenas para os suportes de postes, como também para cada tipo de equipamento de iluminação apresentado ao longo do texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *