Evento

Evento social: saiba como organizar!

As associações, escolas e igrejas são instituições fundamentais para a sociedade, assim como seu evento. Geralmente, as associações vivem em torno de uma temática que pode variar de defesa das crianças, mulheres, refugiados, cuidado com os animais, dentre outros.

As escolas trabalham com a base para a sociedade que é o ensino e a educação. É o local pelo qual se tem o contato com o conhecimento e por isso, deve ser extremamente valorizada.

Já as igrejas, das mais variadas religiões, agregam a fé, a crença, esperança e ensinamento em busca de dias melhores. Apesar da importância dessas instituições, os desafios para sua manutenção assim como de seus projetos são grandes.

Por isso, em busca de doações ou de arrecadar valores para investir em seus projetos, é possível realizar um evento com um custo acessível.

Nesse artigo, vamos trazer dicas de como realizar um evento em igrejas, associações ou escolas para levantar fundos e outros recursos. Confira!

Escolha do local do evento e elementos decorativos

A escolha do local onde o evento será realizado é fundamental e o primeiro passo antes de definir os elementos decorativos. Geralmente, esses eventos são abertos ao público e por isso, devem estar preparados para receber um número considerável de pessoas.

Existem vários locais para evento onde a ação pode ocorrer, como em um salão de festas, ginásio, fechamento de uma rua (com autorização prévia), e na própria associação, igreja ou escola.

Definindo o local do evento é possível verificar qual será a temática do mesmo, se a celebração de algum fator religioso, uma data especial, dentre outras ações.

Definindo o local e a temática, chegou o momento de verificar qual decoração será aplicada em seu evento. Por exemplo, é possível contratar um serviço que realize a instalação de balões de festa em vários pontos do seu evento.

Essa é uma decoração relativamente acessível e que agrega bastante alegria e beleza ao local. Além disso, outros elementos podem ser locados para compor o seu evento e festa.

Uma ideia bastante interessante é realizar o aluguel de brinquedo e ter fichas de acesso à venda para quem deseja brincar. Por exemplo, você pode ter uma cama elástica e piscina de bolinhas e os pais comprarem as fichinhas para os filhos que desejam brincar.

Essa é uma forma interessante de agregar renda ao evento e ainda, pagar a locação dos brinquedos.

A partir da temática, pode-se organizar uma estrutura de som. Por exemplo, você pode promover um show, convidar um cantor para se apresentar de modo gratuito ou contar com a presença de outros artistas do setor do teatro para se apresentar e atrair ainda mais o público.

Por isso, pensar em uma boa estrutura do evento é fundamental contando com microfone sem fio profissional, instalação de mesa de som, cabeamento e conexões (esse cuidado deve ser ainda maior se o evento for realizado em um local público, como praças e ruas).

Em um resumo de ideias seria:

  • Verificação do melhor local para realização do evento;
  • Aluguel de brinquedos para venda de fichas;
  • Convite a um cantor ou artista para apresentação durante o evento;
  • Agregar elementos decorativos que chamem a atenção.

No entanto, além dessas dicas existem outras.

A venda de materiais em sua comemoração

É possível vender alguns materiais em seu evento e promover um brechó, por exemplo. Mas, contar com comida também pode atrair público e aumentar o lucro das instituições que precisam levantar fundos.

Uma dica bastante interessante e acessível financeiramente é contar com uma barraquinha de crepe para festa para a venda de crepes doces e salgados.

É possível vender também alimentos como pizza brotinho, cachorro-quente, pastéis de variados sabores, sucos, refrigerantes e sopas. Com isso, o seu público consegue unir um momento de lazer, música e ainda, alimentação.

Para contar com um serviço de alimentação, além de pensar na higiene do local e dos alimentos que serão servidos, é fundamental contar com alguns acessórios, como é o caso do guardanapo de festa, copos, talheres e pratos que podem ser descartáveis e são acessíveis financeiramente para a compra.

Essas foram algumas dicas para quem deseja promover um evento em um estilo mais comunitário. É importante contar com voluntários e pessoas dispostas a ajudar na realização do evento, tanto fisicamente como na organização e com ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *