Eventos online, como organizar?

A transmissão de eventos online vem sendo cada dia mais utilizada porque é um jeito de chamar aquela atenção do público para aquilo que você está oferecendo a ela.

Esse tipo de estratégia está ajudando muitos nessa pandemia, facilitando a comunicação e transmissão de ideias.

Mas como deve ser feito? Qual é a melhor maneira de atrair pessoas?

Com esses pontos em mente, como também outros que abordaremos aqui, você entenderá mais sobre o modo de organizar os eventos online.

Eventos online, como organizar?

Antes de tudo para aqueles que não têm tanta ideia do significado de evento, é que ele consiste em um acontecimento envolvendo pessoas que entendem muito de determinado assunto, onde temas relacionados a ele são feitos.

Dessa forma, o evento é um meio de atingir o público em certos tipos de assunto que chame a atenção do público com propósito bem específico. Por isso, existem cursos online para que isso aconteça da melhor maneira possível.

A diferença com relação ao evento online é que ele não tem um lugar para as pessoas se dirigirem a não ser o computador.

Essa é uma grande estratégia, porque a quantidade de pessoas buscando através da internet informação é muito grande, por isso uma pesquisa que o google idealizou mostrou que 95% dos brasileiros tem o costume de ver vídeo online, com um crescimento de 165%.

Como você pode observar, o público é muito grande, então vale a pena um bom investimento nesse tipo de instrumento. Mas veremos alguns pontos a mais sobre este assunto.

Pense em um tema

Esse é o primeiro passo, porque é necessário que tudo seja organizado por etapa. Então o primeiro ponto que deve ter em mente é o tema, qual o tipo, se ele é atual ou não, inclusive se é algo que o seu público gosta.

Não adianta fazer algo muito bom, mas não ser aquilo que as pessoas estavam esperando, assim sendo, você deve ver com eles mesmo o que  desejam, isso no caso de não ter um tema definido. Use um formulário online e cada um poderá sugerir.

Se você não tiver um tema específico  o poder da propaganda não fará tanto efeito, então o fracasso no evento vai depender das ideias que serão abordadas e tendo uma boa base.

Dessa forma, o que atrai cada pessoa ao seu evento é o conteúdo apresentado, para que assim se sintam atraídos. Inclusive seja especialista na execução do trabalho.

Defina uma data e horário

A cada detalhe que é levado em consideração é  importante para o sucesso, por isso, logo depois de ser abordado o tema do evento é importante  ir para a marcação de data, sem ela as coisas não acontecem, não é verdade?.

Porém tem uma coisa que deve levar em consideração, o público, quais são as ocupações deles, porque o horário que a maioria pode assistir deve ser levado em consideração, do contrário todo o trabalho vai ser jogado por terra.

Então faça uma pergunta a si mesmo, se eles estudam e em qual horário, como é a rotina deles com relação ao tempo.

O bom na realidade é traçar um perfil de público específico, porque a rotina deles de trabalho pode ser mais parecida, porém se for algo mais generalizado, busque criar alguma coisa que leve você a saber o que eles fazem, qual a rotina de cada um.

Uma dica muito importante é que você pode marcar num horário em que a maioria chega do trabalho que é por volta das 18:30h. Mas se o evento acontecer em um final de semana o melhor momento é de manhã ou então a tarde.

Separe os equipamentos essenciais

Aqui você terá de elaborar a transmissão, isso envolve uma boa preparação para que nada dê errado no momento. Então o que deve ser feito em primeiro lugar é checar o material que será usado e logo depois colocar cada um em seu lugar específico.

Sendo assim, verifique a conexão com a internet se ela está boa, como estão os sinais de áudio e a imagem da transmissão, porque a resolução deve estar ótima para chamar atenção do público. Todos nós sabemos que qualquer um gosta de conteúdo de qualidade.

Embora não seja preciso que você seja um profissional na questão audiovisual, é bom ter matérias que atendam o tamanho do evento. Porém uma câmera boa de celular 4G mais um microfone e um computador, serão o suficiente necessárias.

Transmissão de eventos online: ao vivo ou gravada?

Veja, aqui está uma boa pergunta e deve ser levada em consideração, entendendo que transmitir algo ao vivo não é tão fácil, porque pode vir aquela ansiedade e atrapalhar um pouco, mas isso pode acontecer de início mesmo.

Outro fator importante com relação a transmissão ao vivo é que pode haver algum imprevisto de momento e acontecer falha na transmissão.

Os eventos como Webinar são gravados em sua maioria e depois são enviados para o local onde todos que estão ligados ao canal possam acessar. 

O bom desse tipo de transmissão é que é possível se lembrar do temas com mais facilidades e pode ser corrigido alguma fala, além de recordar algo que poderia ser abordado, mas houve um esquecimento.

Além disso, um vídeo gravado está disponível em qualquer horário, dessa forma todos podem acessar no momento que for melhor para cada um.

Com relação aos vídeos ao vivo, ele pode dar um destaque ao conhecimento daqueles que estão ali, dando assim mais credibilidade ao evento. Porque quem faz dessa forma, respondendo a todas as questões que serão abordadas demonstra muito conhecimento.

Outra coisa que deixa o evento online interessante são os possíveis debates ao vivo, dessa forma tudo fica mais atrativo, atrai pessoas que gostam de falar ou ouvir, e também aqueles que adoram fazer perguntas.

Todos os dois modos de fazer a transmissão tem o seu ponto negativo e positivo, dependerá mais de sua escolha, levando em consideração o que foi abordado.

Últimas considerações

Diante de todo modo de se organizar um evento é notado que haja grande preparação, como cada um desses pontos abordados. Dessa maneira o sucesso está em considerar os mínimos detalhes.

Sempre deve-se dar atenção aos interessados e atingir as expectativas deles, por isso quando uma pessoa faz um, ou mais, cursos online com certificado tem grandes vantagens para realizar o evento.

Você gostaria de participar de um curso? Então tome uma grande decisão e tenha sucesso no evento.

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *