Planejamento: a importância de um projeto para eventos

Pensar no planejamento durante a idealização de um evento pode gerar desânimo em muita gente, principalmente em quem acredita que é mais divertido “deixar rolar”.

No entanto, esta é uma etapa crucial para chegar ao sucesso, tirando a situação de uma simples reunião para algo bem mais elaborado e significativo.

Caso você se encontre neste dilema, preparamos este artigo com os 3 pontos principais que tornam o planejamento tão importante.

Então, não deixe de continuar sua leitura, pois certamente você será convencido a valorizar esta etapa de seus eventos!

Vantagens de um bom planejamento para o seu evento

Como pudemos ver na introdução deste material, o planejamento ainda não é a etapa preferida de boa parte das pessoas que produzem eventos.

Isto porque, é comum acreditarmos que tudo será mais divertido e descontraído se deixarmos que ocorra livremente.

Mas, além da organização, existem outros pontos que tornam o planejamento tão importante, sendo um deles relacionados ao seu nome do mercado.

Vamos agora conferir 3 maneiras de como um planejamento pode te ajudar na organização do evento, então não deixe de conferir para sanar todas as suas dúvidas!

1. Evita imprevistos

Os imprevistos representam o que há de mais problemático para um evento, já que são capazes de mudar totalmente a situação.

No entanto, é importante salientarmos que os percalços não precisam ser motivo para dores de cabeça, pois basta sabermos lidar com eles.

E é exatamente neste ponto que entra o planejamento, sendo essa uma etapa crucial para determinar de que forma tudo ocorrerá.

Para ilustrar, imagine a seguinte situação:

Você planejou uma festa de casamento no campo para uma época do ano em que não costuma chover, portanto, pensou em uma cerimônia ao ar livre.

Ocorre que logo no começo do dia você percebe que cairá uma chuva forte, o que acabou com seus planos.

Concorda que nesta situação fica difícil pensar de última hora no que fazer? Se você tivesse planejado tudo, seria diferente.

Claro que este é apenas um exemplo, já que as situações mais corriqueiras podem acontecer, como a falta de bebidas, queda de energia, ou qualquer outro.

Por isso, se você deseja que esses imprevistos sejam diminuídos, não hesite em fazer um bom planejamento com sua equipe, pensando nos possíveis problemas.

2. Torna seu evento único e inesquecível

Se você trabalha com produção de eventos ou até mesmo gosta do assunto, sabe que não há nada melhor do que uma festa ou reunião marcante.

E existe uma razão pela qual estas não costumam acontecer: nem sempre damos a atenção devida ao planejamento.

Muito mais do que uma fase para pensar no que fazer e nos possíveis imprevistos, esse também é o momento para impressionar.

É aqui que você verá o que deseja mostrar com seu evento e o que o tornaria inesquecível.

O que ocorre na maior parte das vezes, é deixarmos este trabalho de lado, e no final das contas, acabamos produzindo algo genérico e comum.

Isto pode até ser bom, mas está bem longe de ser um sucesso. Afinal, só seria considerado bem-sucedido se as pessoas não pudessem se esquecer.

Lembre-se que esta é sua oportunidade para colocar seu nome no mercado, portanto,  aproveite para fazer tudo corretamente!

3. O orçamento pode ser feito de acordo com o planejamento

Por fim, o último ponto que destacamos entre as inúmeras vantagens de ter um planejamento para o seu evento é o orçamento.

É muito comum nos depararmos com a situação de pensar em algo e, no final das contas, o dinheiro não ser suficiente para tudo.

Sabe por que isso ocorre? Falta de planejamento!

É durante o planejamento que você consegue unir todas as ideias e pensar no quanto precisará para colocá-las em prática.

O dinheiro não vai dar para fazer algo? É por meio do planejamento que você consegue adaptar a ideia para que se encaixe no orçamento.

Com isso, podemos perceber que sem essa etapa do processo nada flui, e tem boas chances de seu evento acabar sendo mais problemático do que prazeroso.

Por isso, se você deseja arrasar em suas próximas festas/reuniões, não deixe de investir em um bom curso de produção e gestão de eventos, onde será possível aprender a fazer um excelente planejamento!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *