nr 11

Quais riscos podem ser evitados com o curso NR11? 

Toda empresa oferece algum tipo de risco à saúde física ou mental dos profissionais que a compõem, mas quando se trata de transportes, armazenagem e manuseio de materiais a NR 11 promove medidas preventivas diante de situações de danos.

Em específico dessas empresas as que não se enquadram no padrão e que não oferecem o curso NR 11, poderão contar com diversas penalidades desde as mais leves até as mais graves e severas.

A seguir saiba o que é o curso NR 11, quem está apto a recebê-lo, quais são os riscos que devem ser evitados após receber o curso e atente se alguns cuidados devem ser priorizados e tomados.

O que é o curso NR 11 e qual o seu objetivo? 

Essa é uma das normas regulamentadoras onde seu foco é estabelecer medidas de proteção aos trabalhadores que exercem funções e tarefas consideradas de risco, como o transporte, a armazenagem, a movimentação e o manuseio de materiais.

O curso da NR 11 tem como objetivo orientar e capacitar os profissionais a saberem como realizar suas atividades com segurança, e também ensiná-los a forma correta de usar os equipamentos de proteção.

É importante informar que a norma regulamentadora NR 11 foi editada e criada pela Portaria 3214, onde a mesma realizou cerca de 6 atualizações pelo fato de a primeira ter sido criado em 1978.

Na qual nessa época os maquinários e transportadoras não eram tão avançados como os dos dias atuais, onde a maioria passou a ser tecnológica.

Outro objetivo do curso é assegurar que todos os equipamentos para manuseio dos profissionais estão regulares e em boas condições, tornando então necessário que a empresa realize revisão preventiva e invista na manutenção preventiva também.

Quem pode receber esse curso?

Todos e qualquer profissional que trabalha no ramo de transporte, por exemplo:

  • Operação de elevadores;

  • Guindastes;

  • Transportes industriais.

  • Máquinas transportadoras.

Com a NR 11 eles serão orientados e capacitados em realizar as suas funções com segurança e com equipamentos que são fornecidos gratuitamente, onde deverão adquirir domínio e experiências nos trabalhos realizados pelo mesmo, de forma protetiva e segura.

No caso para aqueles que trabalham na área do transporte motorizado, além de ter que receber o curso NR 11

Ele também é obrigatório que o trabalhador seja habilitado para dirigir com permissão válida de 1 ano, além de ter que possuir documento de identificação com foto.

Aqueles que forem capacitados deverão se atentar às suas responsabilidades além de exercer suas funções com cautela, com segurança, com equipamentos legais e de qualidade, por isso, acompanhe  a seguir algumas das responsabilidades.

Inspeção e manutenção 

Essa é uma das maiores responsabilidades dos profissionais capacitados pelo curso, onde deve ser realizada a inspeção periódica de todas as áreas e equipamentos além da manutenção segura e registrada. 

Armazenamento

O mesmo deverá analisar e contabilizar cada carga e material armazenado, priorizando o fato de o peso do material não pode exceder ao padrão e que não atrapalhe o trânsito e a movimentação de cargas e descargas.

Atividades em transporte de sacas

A NR 11 é específica sobre essa função, de modo que o profissional tenha que evitar que possíveis danos à ergonomia possam vir a acontecer.

Além de utilizar os equipamentos como o cinto ergonômico, suspensório para coluna, além de ter que utilizar esteiras rolantes e empilhadeiras.

Quais os riscos que devem ser evitados com o curso NR 11?

No curso da NR 11 o trabalhador será orientado e exercerá sua função com seguranças, saber se equipar corretamente.

Além de obter conhecimentos sobre os riscos e segurança, sendo assim acompanhe a seguir os riscos que devem ser evitados com o curso.

Riscos das tarefas e responsabilidades 

Os profissionais deverão trabalhar numa carga horária que seja possível trabalhar evitando lesões que podem ser causadas por movimentos repetitivos, atividades e funções cansativas, má postura principalmente da coluna entre outras tarefas.

Riscos as cargas e transportes 

O empregado deve ter conhecimento da sua capacidade de levantar ou erguer cargas sem que possa gerar lesões.

Além disso, ele deve ser ensinado da forma correta de levar peso, mantendo postura e estando equipado para realizar atividades como essa.

Riscos do ambiente de trabalho 

Sabe se que todo ambiente de trabalho oferece algum risco, porém, em alguns casos o próprio profissional por não estar qualificado pode gerar um novo dano à saúde.

No qual o curso da NR 11 tais situações como essa são evitadas, pelo fato de estarem capacitados a exercerem suas atividades com segurança.

Riscos das condições dos equipamentos 

Sobre esse assunto é importante que tanto a empresa quanto o trabalhador saiba avaliar as condições do equipamentos, para que este risco e prejuízos que podem ser causados por um equipamento ou até maquinário danificado.

Riscos das áreas de tráfego e movimentação 

Com o curso é possível prever e prevenir riscos que podem acontecer nas áreas de tráfego e movimentação, é também responsabilidade da empresa estabelecer e classificar as áreas de risco e proibidas para a movimentação.

Riscos de materiais delicado ou perigosos: 

Como essa norma diz respeito ao transporte e movimentação de cargas com o curso, será possível selecionar os profissionais capacitados para trabalhar com os materiais perigosos e delicados.

Para que se evite o risco de um empregado não qualificado ponha em risco sua vida e a dos outros.

Considerações finais

Em resumo das informações que foram descritas acima, a NR 11 além de orientar e regularizar uma empresa conforme as normas por meio dela é possível evitar os mais variados riscos que uma empresa e seus empregadores se expõem.

Após capacitados os profissionais tornam-se responsáveis pelos seus atos, pelo fato de já terem sido orientados, sendo assim suas ações podem tanto favorecer a sua segurança e saúde quanto prejudicá-la.

Existem cursos online para garantir essa capitação e é uma das melhores formas de garantir resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *