Qual a melhor estratégia de marketing para e-commerce?

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Abrir um e-commerce tem sido uma das maneiras mais eficazes de se conseguir resultados durante o cenário atual, e não estou nem falando do problema de pandemia e regras de fechamento completamente imprevisíveis. 

Estou falando da eficácia do marketing para e-commerce, afinal, não é de hoje que o marketing digital tomou o mundo, principalmente as empresas que desejam fazer melhores resultados com investimentos mais humildes. 

Hoje em dia, é possível realmente conseguir montar um negócio de sucesso sem ao menos pagar um décimo do valor que uma loja física custaria.

Pense bem, só em documentação, alvará, aluguel, mobília, estoque e vários outros custos básicos para se começar, é possível gastar algumas dezenas de milhares de reais. 

Entretanto, a verdade é que com este mesmo valor você não só tem uma loja virtual completa, como também consegue levantar um número assustador de clientes.

Tudo vai depender bastante de como você utiliza suas estratégias em um marketing para e-commerce. Afinal de contas, investir muito tempo e dinheiro não significa exatamente investir de maneira correta.

Pense bem, digamos que uma loja física te dê uma despesa inicial de 20 mil reais. Pode ser um valor que você tenha aí sobrando por algum motivo. Entretanto, sejamos justos: uma loja online pode ser completamente implementada com menos de R$ 1.000,00. 

Em alguns casos, a pessoa resolve criar algo realmente profissional, e então investe cerca de 5 vezes este valor. Mas ainda assim, não chega a um quarto do que você gastaria em uma situação normal.

Hoje, gostaria de te ensinar a aplicar todo o dinheiro de uma maneira que gere um bom retorno.

Vamos conferir?

Marketing para e-commerce: estratégia de sucesso!

Primeiramente, eu sempre recomendo que as pessoas comecem sua jornada indo até o site Certificado Cursos online e realizando o curso de marketing digital gratuito. 

Este é um material bastante completo que irá te ajudar não só a começar a trabalhar na área, mas também a ter bons resultados.

Dito isto, vamos a algumas atitudes para começar a colocar a estratégia em prática.

1 – Crie redes sociais

Este primeiro passo é crucial, afinal de contas, será o que vai te trazer retornos mais garantidos e mais rápidos com o tempo. Sem dúvida nenhuma, é um dos melhores investimentos de tempo, e o que facilita mais sua tarefa antes de ter resultados de SEO.

Com as redes sociais, você pode criar um público específico que tem interesse no produto que você está anunciando. Além disso, terá a plena capacidade de se encontrar com pessoas que gostarão de divulgar seus produtos e serviços por conta própria.

A ideia é criar uma rede social, de preferência uma com um grande número de usuários, como por exemplo o Facebook ou Instagram, e assim começar a trazer conteúdos curiosos e informativos sobre o seu nicho de atuação no mercado.

Não é uma tarefa fácil, realmente, mas quando você começa a ter pessoas que se interessam pelo que você divulgou, também se inicia um processo de levantar pessoas que muito provavelmente irão comprar seu produto.

Tudo isto é feito de maneira gratuita, embora possa ter o auxílio do tráfego pago.

2 – Trabalhe o SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização do mecanismo de busca. Uma excelente técnica para fazer com que seu site, no caso os seus produtos, apareçam primeiro quando alguém fizer uma busca relacionada.

É interessante que este tipo de ação não traz resultados imediatos. Você não vai se posicionar no primeiro local de uma busca da noite para o dia. Mas, com certeza, irá colher os resultados com o tempo, de maneira gradual.

Digamos que, por exemplo, você venda artigos esportivos e a busca por lojas de artigos esportivos online possua 100.000 buscas mensais.

Ter sua página posicionada no primeiro resultado irá garantir algo em torno de 30% das buscas, ou seja 30 mil acessos por mês só nesta busca.

Mas não são quaisquer acessos, são os acessos de pessoas que estão correndo atrás do que você tem a oferecer.

Ou seja, conseguir a primeira posição em uma expressão muito buscada é resultado na certa.

Mas, claro, quanto maior o número de pessoas procurando por uma expressão, maior também será o custo para chegar até ela.

Ao fazer cursos online com certificado na área de marketing digital você vai ver tudo sobre este assunto.

3 – Crie propagandas impulsionadas

Para alcançar um grande número de clientes o mais rápido possível, a melhor ideia mesmo é utilizar uma propaganda impulsionada. Através dos dados dos seus clientes atuais, ou então da concorrência, caso você esteja começando, é possível traçar um perfil ideal.

Este perfil nós chamamos de persona, que são informações que levam a um provável comprador. Para este perfil, são necessárias informações como idade, sexo, localização geográfica, trabalho, escolaridade, e por aí vai.

Imagine só tentar vender um curso de pós-graduação sem especificar que a pessoa precisa ter um curso superior. Até mesmo a idade não será uma garantia neste tipo de caso.

Por isso, ao encontrar este perfil, vale a pena criar propagandas específicas, e utilizar ferramentas de impulsionamento, que entregam este conteúdo até as pessoas que possuem este interesse.

Por exemplo, se você tem um perfil no Instagram, pode simplesmente criar uma propaganda por lá e veicular ela com um botão para a página de vendas para todos os usuários com aquele perfil.

Este impulsionamento não é grátis, mas definitivamente não é caro.

Você pode escolher todos os perfis que se encaixam naquele tipo de pessoa que você está procurando. Então, coloca um orçamento fixo que vai atingir uma quantidade de pessoas que se encaixa neste quadro.

Quanto maior o investimento, maior a divulgação. Realmente um ponto de partida excelente.

Considerações finais

Um e-commerce pode demorar algum tempo até fazer as primeiras vendas, infelizmente. Mas de fato traz um investimento muito menor, assim como níveis de risco muito aceitáveis.

Caso você queira experimentar uma modalidade de trabalho autônomo mais seguro, esta é uma boa opção.

Te desejo muito sucesso com os empreendimentos, e que você venda muito!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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