feira de profissões

Saiba como montar uma feira de profissões na escola

postado em: Estruturas, Eventos, Planejamento | 0

Uma feira de profissões é essencial para colocar o estudante em contato com profissionais, ao mesmo tempo em que ele tem contato com o mundo do trabalho.

Afinal, é comum que no Ensino Médio os alunos fiquem em dúvida sobre qual profissão seguir, uma vez que essa escolha fará toda a diferença no futuro.

Nesse sentido, a feira de profissões entra como uma grande auxiliar, mas, para que ela seja bem organizada em uma escola, é necessário seguir um passo a passo.

Crie um plano de ação

Uma vez que o local, o público-alvo e o tema da feira já estão definidos, o próximo passo é traçar um plano de ação, que será o condutor do evento.

Nele, devem constar as principais ações e atividades da feira, além dos prazos e os responsáveis por cada atração do evento, bem como a necessidade de aluguel gerador e demais equipamentos.

Contate os palestrantes

Em feiras de profissões, os palestrantes são a chave para que o evento obtenha sucesso, uma vez que esses profissionais atraem alunos interessados em determinada profissão.

Portanto, liste as pessoas capazes de aproximar os estudantes para os estandes e palestras específicas, cujos conteúdos sejam relevantes.

Depois, entre em contato para avaliar a disponibilidade destes profissionais, não se esquecendo de considerar entregar brindes como agenda escolar personalizada.

Estabeleça o credenciamento de participantes

O credenciamento em um evento acadêmico, ainda que seja em uma escola, pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, é preciso considerar:

  • Quantidade de participantes;
  • Quem ficará responsável pelo credenciamento;
  • Forma de inscrição;
  • Material de impressão.

Caso o processo de credenciamento não tenha sido definido previamente, pode acontecer desorganizações para ambos os lados, deixando os participantes descontentes. 

Além disso, a organização do evento também deve pensar se os estudantes receberão brindes, como kits com copo twister personalizado.

Uma dica é fazer a adoção de plataformas de inscrição para a feira, que podem facilitar esse processo.

Conclusão

As feiras de profissões realizadas em escolas podem ser o primeiro contato de um estudante com a profissão que ele de fato quer seguir no futuro.

Portanto, elas se mostram importantes, principalmente para que seja feita uma escolha assertiva da melhor universidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *