Venha conhecer algumas dicas para a iluminação do seu evento

postado em: Eventos | 0

Ao fazer um evento noturno ou um que se estenda ao longo do dia, alcançando a noite é essencial pensar na iluminação do espaço onde ele será realizado. Além de ser uma necessidade, a iluminação externa pode ser um ponto de destaque na sua festa ou confraternização, pois uma iluminação bem feita é capaz de deixar a atmosfera seu evento muito mais fascinante.

Itens obrigatórios

Um dos itens que sempre devem ser checados ao fazer a locação de um espaço para realizar seu evento, é a existência de um gerador de energia. Esse é um recurso essencial para garantir que, caso haja algum imprevisto com a energia elétrica no local, seu evento não será prejudicado.

O gerador é um dispositivo capaz de converter qualquer tipo de energia, seja ela mecânica ou química, por exemplo, em energia elétrica.

Ele é muito útil, pois logo após o corte de energia convencional, ele já pode ser acionado e seu evento estará seguro, pois ele continua a fornecer eletricidade, sem interrupções.  Os geradores podem ser dos tipos:

  • Mecânico;

  • Químico;

  • Térmico;

  • Luminoso

O gerador do tipo mecânico é o mais popular do mercado. Por meio da energia mecânica eles fornecem energia elétrica. As fontes de energia mecânica mais comuns são combustíveis como a gasolina e o diesel. Um dos modelos mais populares para locais de grande porte como os eventos é o Grupo gerador diesel 150 kva.

A queima dos combustíveis para operação do gerador pode ser uma questão para empresas com preocupações ambientais,por isso é importante ressaltar que existem outras fontes, como o vento e a água.

A energia do gerador químico provém de fontes como  pilhas e baterias. Esse gerador possui uma eficiência energética bem menor, se comparada, por exemplo, aos geradores mecânicos. Ela deve ser usada em escalas menores.

O gerador térmico absorve fontes de calor de forma direta e as converte em energia. O processo é parecido com o do gerador mecânico, que transforma o combustível em vapor para que este ative o gerador. No caso do térmico esse processo se dá de forma direta.

O gerador luminoso é outra opção sustentável, pois ele é alimentado pela energia solar, por meio da instalação de placas que captam a radiação solar e a transformam em energia. A desvantagem deste tipo de gerador é que para captar a energia é preciso o auxílio de um condutor, o silício, que encarece a operação.

Se o local passou pelo requisito e tem um gerador, o próximo passo é verificar a segurança dos equipamentos usados para iluminar as áreas.

O ideal é que local adote uma Iluminação a prova de explosão de LED, pois isso garante eficiência no iluminamento e segurança. Isso pode ser feito com a instalação de lâmpadas com essa proteção.

Itens para decoração

Resolvidas as questões com a segurança, é hora de pensar na decoração do espaço visando melhorar o ambiente, pois a luz é capaz de passar mensagens, deixando o local romântico, despojado ou lúdico, por exemplo.

Para compor uma iluminação adequada é importante se ater ao tema do evento. Eventos profissionais não combinam com luzes muito coloridas ou iluminação indireta.

A iluminação led é uma tendência no mundo dos eventos. Ela pode ser feita com pontos de luz espalhados pelo evento ou da adoção de placas e fitas de led. Esse tipo de lâmpada apresenta como principal vantagem o seu custo beneficio e durabilidade, além, é claro, da versatilidade.

Uma possibilidade para deixar seu evento com maior riqueza de detalhes é sincronizar a iluminação com o som ambiente. Eventos corporativos requerem músicas mais tranquilas e luzes fixas, geralmente brancas, enquanto para festas em geral, as luzes tendem a ser mais coloridas e podem se movimentar em sincronia com o som.

Os pontos onde a iluminação será colocada são cruciais. Se o evento ocorrer em áreas externas, é preciso privilegiar a colocação de lâmpadas em áreas como escadas, entrada, estacionamento, piscina e jardim.

Uma opção interessante para esta última área é o Poste de iluminação praça, pois ele confere um charme especial ao local, servindo até mesmo como cenário para fotos, dependendo do modelo escolhido, além de cumprir a função de fornecer iluminação à área em questão.

A iluminação de um evento é um ponto muito importante a ser considerado desde o planejamento para evitar imprevistos como a falta de luz e garantir uma harmonia no ambiente por meio da adoção de condições específicas para cada evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *