Hoje em dia, quando pensamos na concepção de um evento, é praticamente impossível não citar o MDF na hora de fazer um check-list sobre o material que vamos precisar, inclusive, pensando no corte a laser em MDF.
Seja nas lembrancinhas, na forração, montagem dos cenários ou até mesmo nos móveis que serão explorados, a utilização do MDF torna-se uma alternativa de baixo custo e também versátil e de fácil adaptação.
Junto a ele, podemos, na criatividade da decoração, utilizar as cordas de sisal, que têm coloração natural semelhante e, assim como o MDF, permite uma infinidade de possibilidades.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que significa a sigla MDF. Do inglês “Medium Density Fiberboard”, quer dizer uma placa de fibra de média densidade.
A placa é feita a partir da utilização de lascas de madeira, como o eucalipto, que são desfibradas, amolecidas, cozidas, secas, moldadas e prensadas até tomar a forma de placa, como conhecemos.
Ela apresenta uma coloração de madeira, com uma textura uniforme, proveniente, também, de uma etapa do processo de produção, o polimento. Assim, o corte a laser Mdf preço varia conforme o fornecedor.
O que é o sisal
Já o sisal é uma planta originária da América Central, mais especificamente do México, que passou a ser cultivada na Bahia, atualmente o maior produtor do vegetal no mundo.
Da planta extrai-se a fibra, que pode ser usada na fabricação de tapetes, fios muito utilizados no artesanato e as famosas cordas de sisal, que possuem aquele aspecto rústico tão explorado no meio de decoração.
A exploração do material vem como uma alternativa aos produtos artificiais e foi abraçada pelo mercado nacional e internacional. A corda de sisal preço dependerá da metragem necessária.
Nos eventos
Os dois materiais podem ser utilizados na composição de cenários em festa. Por exemplo, para se criar uma estrutura de montagem de algum painel, como fundo de bolo, utilizamos o MDF.
Já para construir uma escada legal, pode-se utilizar o MDF como material da estrutura, e as cordas de sisal como corrimão. Vale lembrar que ao montar qualquer tipo de formação em um espaço de evento, a estrutura vai envolver deve ser feita de MDF.
Outra aplicação muito comum do MDF e das cordas de sisal são as lembrancinhas, como:
- Caixinhas;
- Pequenos quadros;
- Portas-jóias;
- Enfeites.
Tudo isso pode ser feito com base na exploração dos materiais.
Dentro do âmbito da concepção de cenários, algo que está em tendência no mercado de eventos é a exploração de letras e formas, que são facilmente obtidas por meio de cortes feitos nas placas de MDF.
Já pensou que os móveis da festa ou qualquer tipo de evento também podem ser feitos de MDF e sisal? Hoje, empresas de decoração trabalham o MDF para conceber prateleiras, mesas, aparadores, púlpitos, enfim, uma infinidade de itens que, pela densidade leve do produto, como o próprio nome o caracteriza, fica fácil de ser fabricado e explorado dentro do universo do evento.
Por sua vez, as cordas de sisal, além de poder compor corrimões, também servem para a confecção de objetos charmosos de decoração para o evento, como luminárias que as utilizam, no qual as cordas de sisal são dependuradas com lâmpadas na ponta; na composição de prateleiras e mesas flutuantes ou balanços.
Muito explorados no universo da decoração, que geralmente são revestidas de flores e folhagens, o sisal pode ser usado até mesmo em tapetes, que formam uma coloração dourada rústica típica da planta.
Máquina de gravação a laser
Dentro da possibilidade de se explorar o MDF para fazer lembrancinhas e cenários, é possível, a partir do uso de uma maquina de gravação a laser, dar um toque personalizado ao evento.
As máquinas funcionam como impressoras que, por meio do raio laser, aquecem de forma intensa o material em que a gravação está sendo feita, criando uma imagem ou escrita, conforme idealizado.
As máquinas imprimem no material uma gravação praticamente definitiva, que não se desgasta com o passar do tempo ou com a exposição a temperaturas elevadas.
A gravação é feita por meio da máquina ao remover o material – ou queimando, trabalhando – linha a linha, um processo conhecido como “tecnologia de malha”. O laser se move na horizontal ao longo do que se pretende gravar, até o extremo da gravura.
No MDF, por exemplo, a gravação dá um efeito de coloração mais escura, como se o material fosse gravado por uma brasa, só que com riqueza e precisão de detalhes que a máquina proporciona. A maquina laser garante um serviço muito mais minucioso.