festa infantil

3 elementos não podem faltar em uma festa infantil

Muitas vezes a realização de uma festa infantil representa o sonho de uma família. Afinal, a comemoração do aniversário de uma criança é sempre motivo de festa e alegria, demonstrando o cuidado e o amor que se tem por ela.

Por isso, cada detalhe é muito importante na organização do evento, garantindo que nada falte. Todas as etapas do planejamento, como orçamento, projeto e realização, devem ser cuidadosamente calculadas, sempre dentro dos prazos. Quanto mais tempo para planejar a festa, melhor e mais econômico é o resultado.

Para festas realizadas em casa, 3 meses são suficientes para toda a organização. já no caso de comemorações em salões de festas ou outros espaços alugados, recomenda-se um mínimo de 6 meses de antecedência.

A busca por referências é um passo primordial na organização da festa infantil. O ideal é que os pais reparem em festinhas que frequentarem, peguem contatos de profissionais, pesquisem em sites especializados e revistas.

Há uma série de materiais disponíveis na internet, que ajudam mães ou pais com pouca experiência na organização de festas infantis. Entretanto, é importante ter em mente que alguns itens merecem cuidado especial, e não podem faltar na organização. São eles:

Decoração

A maioria das crianças, até mais ou menos 3 anos de idade, não conseguem escolher sozinhas o tema da festa, que vai nortear toda a decoração. Também é válido considerar que há muito mais opções do que os super-heróis ou princesas dos filmes e programas infantis.

Temas interessantes são fazendinha, floresta, circo, bailarina, flores, entre muitas outras possibilidades. Para festas de crianças menores uma dica é optar por temáticas mais lúdicas e que tenham certa neutralidade com relação às preferências do bebê.

As crianças mais velhas podem ajudar mais na escolha do tema e da decoração, pois já têm um gosto pessoal definido. A inspiração pode ser de um sonho, como o de ser astronauta, por exemplo, fazendo com que a criança aproveite ainda mais a comemoração.

Alguns salões de festa com buffet infantil contam com temas e decorações próprias, além de brinquedos e instalações para a diversão das crianças, e por isso a opção pode ser considerada.

Mas, a festinha também pode ocorrer em um espaço aberto, como um parque ou chácara, tudo deve ser combinado para agradar à criança e seus convidados.

Na decoração, não pode faltar atenção com relação à:

  • Mesa de bolo e docinhos, com painel decorativo;
  • Mesas e cadeiras de convidados, com o máximo de personalização;
  • Espaço para brincadeiras e confraternização dos convidados;
  • Espaço para a circulação dos convidados;
  • Tradicionais lembrancinhas, quando organizadas em mesa compõe a decoração;
  • Banheiros, bem decorados e limpos frequentemente durante o evento.

Com relação às lembrancinhas, também variarão de acordo com a idade da criança, desde bem nascidos para maternidade, até sacolinhas com doces e brinquedinhos.

Cardápio apropriado

A decisão sobre o que servir aos convidados é de extrema importância na organização de qualquer evento, e não seria diferente com as festas infantis.

As crianças costumam ter um paladar bastante exigente, apesar de simples, então algumas opções são clássicas, como: cachorro-quente, mini-hambúrguer, pipoca, batata-frita, salgadinhos fritos e assados.

No entanto, festas com um número considerável de adultos pede um cardápio mais diversificado. Uma boa ideia para agradar a todos é a contratação do serviço de crepe para festa infantil, com diferentes sabores.

Com relação às bebidas, é preciso ter à disposição água, diferentes sabores de sucos e refrigerantes. Aos adultos, também podem ser servidas bebidas alcoólicas, dependendo principalmente do horário do evento.

Sobre os docinhos, não podem faltar os brigadeiros e beijinhos, que também são bem aceitos em suas versões de copinho. Algumas confeitarias oferecem salgadinhos e docinhos em kit festa, que podem compensar bastante financeiramente.

Entretenimento

Não há nada pior do que uma festa com convidados entediados, desejando que a comemoração acabe logo para irem embora. Por isso o entretenimento durante o aniversário também deve ser planejado.

Para manter o clima agradável e festivo, incentivando a integração entre os convidados, uma boa ideia é a contratação de DJ para festa infantil, com repertório especial para agradar às famílias.

Para as crianças, não podem faltar brincadeiras. Em festas em locais abertos, uma dica é a organização de uma gincana, que pode até envolver os adultos.

Para incentivar a criançada, brincadeiras antigas como pular corda, esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, dominó, teatro de fantoches, entre outras. Alguns salões de festas também contam com instalações diferenciadas, fantasias e pintura facial.

Ao final, o mais importante é uma comemoração bem organizada e, principalmente, contando com a presença dos amiguinhos e familiares reunidos em um dia feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *