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Como organizar um lançamento no mercado de eventos?

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Lançar um produto no mercado de eventos é a melhor forma de chamar a atenção do público e garantir o sucesso da solução logo no início.

O lançamento de um produto em si nada mais é do que uma estratégia de marketing e comunicação muito usada pelos negócios digitais para anunciar produtos e despertar o interesse dos consumidores.

Muitos lançamentos costumam acontecer com eventos, inclusive de grandes empresas, com data e hora marcada. Esses eventos fazem tanto sucesso que muitas pessoas se inscrevem antecipadamente para conseguir uma vaga.

É uma ótima estratégia para estimular o sentimento de escassez e fazer com que as pessoas se sintam ansiosas para participarem do lançamento, além de conhecerem a novidade antes da maioria.

Mas além de usar a sensação de escassez, vários outros gatilhos mentais são trabalhados, assim como estratégias de marketing que ajudam a gerar mais vendas em pouco tempo, com o propósito de maximizar o retorno financeiro.

Mas para fazer esses lançamentos, primeiro é necessário saber quais são os passos essenciais do processo, quem é o público-alvo ideal, onde encontrar um local adequado, como criar um cronograma eficiente e conhecer estratégias de divulgação.

Passos importantes para um lançamento

Para fazer o lançamento de um produto no mercado de eventos, o empreendedor precisa trabalhar alguns passos importantes, como:

  • Fazer uma pesquisa de mercado;
  • Definir um objetivo;
  • Criar uma persona;
  • Definir um formato;
  • Fazer a divulgação.

A primeira coisa que precisa ser feita é uma pesquisa de mercado para analisar qual é o momento de fazer o lançamento. Isso é fundamental porque existem diversas mudanças acontecendo o tempo todo.

Além disso, a marca precisa saber quais são as necessidades das pessoas, compreender seus problemas e apresentar seu novo produto como uma verdadeira solução.

Um bom evento de lançamento só é criado se houver um objetivo bem definido em relação à novidade. O empreendedor precisa conhecer o que deve mostrar e o que deseja atingir com o evento para ter sucesso na empreitada.

Com base nessa informação, fica mais fácil saber quantas pessoas vão participar do evento para definir se ele vai ser maior ou menor, tipo de interação que vai promover com o público, melhores estratégias para alcançar o objetivo, entre outras questões.

É fundamental oferecer uma boa experiência para os clientes, considerando todas as etapas da jornada de compra, mas mantendo o foco totalmente no lançamento do produto.

É importante fazer isso porque a maioria dos consumidores terão seu primeiro contato com a solução durante o acontecimento. A marca precisa criar sua persona, visto que só assim vai direcionar o conteúdo de divulgação do jeito certo.

A persona também é fundamental para ter mais foco nos projetos de marketing, definir a linguagem que será usada, a imagem que a empresa quer promover e como será a organização do evento.

Para organizar o lançamento, outra questão fundamental é determinar o formato. Se o objetivo é atingir uma quantidade maior de pessoas, talvez seja melhor criar um evento online.

O formato híbrido também funciona muito bem porque quem gosta de eventos presenciais pode comparecer nesse formato e quem gosta de eventos online pode participar pela internet.

No evento presencial, o organizador pode oferecer bolo simples confeitado, ao passo que no evento online, consegue lidar melhor com as questões geográficas e não se limita a uma quantidade de participantes.

Por fim, é o momento de divulgar o evento, usando para isso os canais de comunicação que a pessoa não utiliza, como as redes sociais e e-mail marketing.

Quem é o público-alvo do lançamento?

Para saber quem é o público-alvo ideal do lançamento, a marca precisa definir sua persona, um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal, com base no público alvo e em pessoas que já compram com a marca.

Também é fundamental conversar com pessoas interessadas depois de definir a persona, algo que pode ser ainda mais útil depois de planejar e elaborar a proposta do evento, de modo que ele seja mais atraente para a persona.

A organização também precisa segmentar seu público-alvo para que possa educar o mercado, mostrar as aplicações de seu produto e o tipo de problema que ajuda a solucionar.

Também é durante a segmentação que o gestor vai perceber se existem pessoas que precisam de materiais mais específicos para esclarecer suas dúvidas, aquelas que não sabem nada sobre a solução, entre outras possibilidades.

Como encontrar o local adequado?

O local perfeito para a organização depende do tipo de evento, por exemplo, no caso de palestras, congressos e conferências, algumas demandas específicas podem acontecer.

O ideal é que o espaço conte com um auditório, tenha boa acústica, cadeiras confortáveis, iluminação adequada e permita o uso de equipamentos, como microfones, caixas de som e projetor.

Agora, no caso de cursos e workshops, são eventos de caráter educacional que precisam de muita tensão em relação ao espaço, visto que o objetivo é priorizar a imagem do educador.

É um local para obter-se a contar com cadeiras confortáveis, acústica impecável, palco e equipamentos de som e imagem.

Dependendo da proposta do evento, ele pode ser realizado em auditórios ou salas com mesas, e caso seja necessário usar materiais específicos, é fundamental determinar o tamanho das mesas e o espaçamento entre elas.

Por fim, no caso de lançamentos, comemorações, coquetéis, treinamentos, entre outros eventos empresariais, o local precisa ser capaz de comportar o público estimado e ter espaço suficiente para a circulação de pessoas.

Assim como uma organizadora de casamentos precisa do espaço ideal para esse acontecimento, um evento de lançamento também deve ter espaço adequado para o buffet e ser de fácil acesso.

Montando o cronograma do evento

É indispensável pensar no cronograma, considerando informações importantes como as datas. Na hora de listar as atividades, o ideal é estipular um prazo para a realização de cada uma e estabelecer quem será o responsável pelo cumprimento.

O orçamento também deve ser considerado, certificando-se sobre sua distribuição, pois só assim o evento será de qualidade. Se a intenção é lançar o produto e vendê-lo, esse propósito também deve ser incluído no cronograma.

O documento precisa listar todas as atrações do evento e o horário em que cada uma vai acontecer para evitar problemas com atrasos que possam afetar o planejamento.

Lembrando que a equipe de profissionais que estiver trabalhando no evento também precisa de uma programação.

O ideal é criar uma lista com todos os nomes da equipe, as tarefas que cada um realiza, o que deve fazer antes, durante e depois do evento, além de anotar o horário de revezamento entre os funcionários.

Melhores estratégias de divulgação

Existem diversas estratégias de divulgação muito úteis para que o evento de lançamento chegue ao conhecimento das pessoas certas.

Uma dessas estratégias é o e-mail marketing, mas é fundamental que o conteúdo seja interessante para convencer o destinatário a abrir a mensagem. Por exemplo, junto com o anúncio do evento, a marca pode mandar uma newsletter.

O e-mail marketing é muito vantajoso porque se trata de um canal de comunicação mais próximo com as pessoas e sem as interrupções comuns que costumam acontecer no caso de outras plataformas, como as redes sociais.

No entanto, é inegável que as redes sociais são ótimas para estabelecer uma comunicação mais ampla com o público e simplesmente são capazes de disseminar um acontecimento entre os usuários.

Além do que, é muito difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um perfil nas redes sociais, principalmente nas mais populares como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Nas redes sociais, a marca pode criar conteúdos orgânicos, como uma publicação sobre o evento, ou então investir nos links patrocinados, que inclusive são uma ótima estratégia pelo Google.

São anúncios veiculados em outras páginas que de alguma forma estão relacionadas ao negócio e que recebem para fazer essa divulgação.

Por exemplo, um fabricante de embalagens descartáveis para doces pode divulgar seus produtos no site de uma empresa que vende ingredientes para a fabricação de doces.

Estes links também são veiculados de outras formas, por exemplo, como resultado de pesquisa no Google e nas redes sociais, sendo uma ótima forma de aparecer entre os primeiros resultados rapidamente.

Considerações finais

Fazer o lançamento de produtos em eventos é uma excelente maneira de atrair a atenção do público, mostrar o valor da solução que está chegando para o mercado e permitir que os consumidores tenham uma experiência real com a mercadoria.

A marca consegue se aproximar das pessoas com mais confiança, mostrar aquilo que tem a oferecer e ainda permite que o consumidor tenha uma experiência prévia com as novas soluções que está colocando no mercado.