organizar

Como organizar uma festa de aniversário

Organizar qualquer evento não é uma tarefa fácil, e quando estamos nos referindo a uma festa de aniversário, a complexidade continua, mesmo que seja uma festa pequena.

Isso acontece porque festas e eventos possuem preparativos diferenciados, como a definição do tema de aniversário, elaboração de lista de convidados, local da festa, entre outros aspectos.

Assim, ao longo desse artigo, abordaremos algumas dicas importantes para quem está com o intuito de organizar uma festa de aniversário, seja para comemorar a chegada da idade adulta ou um marco para a vida de um adolescente, como a festa de debutante.

Essas orientações, aliadas à sua ideia original, podem garantir uma festa de sucesso.

Dicas para organizar uma festa de aniversário

Abaixo, falaremos de cinco dicas importantes para quem deseja organizar uma festa de aniversário, tanto para quem opta por fazer em casa com buffet em domicílio, como para quem quer alugar um salão de festa e convidar muitas pessoas. Confira!

1. Faça uma lista de convidados

A primeira dica para quem deseja realizar uma festa de aniversário é preparar uma lista de convidados. Essa lista permitirá que você saiba qual será o tamanho da festa, a quantidade de comida e bebida necessárias, e claro, estimar os gastos da festa de um modo geral.

Inicialmente, essa lista é composta por pessoas que fazem parte da sua vida cotidianamente ou que tenham um contato aproximado, como:

  • Amigos;
  • Familiares;
  • Parentes que moram longe, mas possuem contatos;
  • Colegas do trabalho/faculdade ou escola.

Assim, coloque na lista apenas aquelas pessoas que você gostaria que faça parte desse momento com você, e em alguns casos, que poderão até te ajudar na decoração de festa, preparação das lembrancinhas e muito mais.

2. Escolha o local da festa

Um dos pontos que precisam ser levados em consideração é a escolha do local da festa. Desse modo, é necessário selecionar o espaço de acordo com o número de convidados, portanto, o ambiente não pode ser muito apertado ou espaçoso demais.

É preciso que os espaços sejam de tamanho ideal e que possuam equipamentos de áudio e som adequados, como caixas de som, microfone sem fio profissional, equipamentos de luz e até mesmo máquinas de fumaça, dependendo da temática da festa.

Caso faça sua festa em um salão, é preciso levar em consideração se há cozinhas para a montagem dos pratos, organização de bebidas, além de banheiros limpos e equipados.

3. Tenha um cardápio bem elaborado

Os cardápios são fundamentais para uma comemoração de sucesso. Festa boa é sinônimo de boa comida, e para que seja especial para os convidados, é necessário que a comida seja baseada no horário, no estilo, na estação do ano, entre outros.

Por exemplo, se sua festa for mais família e realizada pela manhã, pode-se optar por um churrasco ou um almoço. Em dias muito quentes, como nas estações de verão, pode-se complementar com sorvetes, bebidas geladas, cervejas, sucos e refrigerantes.

Já se sua festa for organizada em períodos mais frios, as bebidas quentes são mais indicadas, como vinho, uísque e licor.

Em festas noturnas um jantar pode cair bem, e a disposição de petiscos conhecidos como finger foods, também é bastante interessante, já que é preciso menos trabalho no preparo para servir.

Em alguns tipos de festas de aniversário, também é possível investir em uma barraquinha para festa e organizar jogos e brincadeiras.

4. Invista na decoração

A decoração é essencial para as festas de aniversário, mesmo para aquelas pequenas. Por conta disso, é indispensável que ela seja preparada com capricho e bastante atenção.

Os enfeites de mesa, na maioria das vezes, são um dos pontos que mais chamam a atenção e, portanto, precisam ser feitos com muito cuidado.

Leve sempre em consideração a temática da sua festa, para que a ornamentação não destoe disto.

Atrações de festa de aniversário

Outro fator que pode ser essencial em festas mais arrojadas é a escolha por atrações, pois elas podem ser variadas e cabem em todos os orçamentos.

Em festas de debutantes, a procura pelas atrações são as mais crescentes, como robôs de LED, cabine de fotos instantâneas, maquiagem durante a festa, entre outras.

Assim, vimos que para uma festa de aniversário é preciso levar em consideração o planejamento,  elaborar uma boa lista de convidados e investir na decoração para que todos aproveitem a celebração da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *