Conheça a origem das principais datas comemorativas

postado em: Eventos | 0

As datas comemorativas buscam levar toda a população a pensar no mesmo tópico. Esse tópico pode ser uma conquista social, um fato histórico ou uma homenagem.

Muitas vezes, as datas comemorativas vêm acompanhadas de feriados, dando tempo para população se dedicar totalmente aquela comemoração.

Cada uma dessas datas possuem uma história e, muitas vezes, é uma história muito interessante e importante. Por isso, este artigo reúne a origem das principais datas comemorativas.

Origens antes de Cristo

dia das mães é comemorado em mais de quarenta países pelo mundo. No Brasil, a data é comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio, decisão tomada em 1932 e mantida até os dias atuais.

A origem do dia das mães remonta da Grécia antiga, quando se homenageava a mãe dos deuses, Reia. Depois dos gregos, também há registros de comemorações parecidos com os romanos, que homenageavam Cibele, personagem equivalente.

No entanto, se formos pensar com maior cuidado, procurando mais semelhanças com os dias atuais, a origem dia das mães é outra. Muitos consideram que ela se deu nos Estados Unidos da América, em um processo histórico.

As mulheres se reuniam para homenagear os soldados que não sobreviveram, em luto. O objetivo não era apenas confortar uma a outra, mas também se fortalecer politicamente.

Com o passar do tempo, o fator maternal entrou em pauta. Essas homenagens foram se espalhando gradualmente pelos Estados Unidos da América, sendo um dia no qual as pessoas agradeciam suas mães por tudo que fizeram e passavam o dia em sua casa. Em 1914 se oficializou a data.

O caráter comercial que o dia das mães ganhou, porém, deixou a filha muito insatisfeita. Ela passou a criar boicotes para a data que ela mesmo havia criado, sentia que o significado havia sido deturpado. Por esses boicotes, acabou sendo presa, com a acusação de perturbar a ordem.

Assim como o dia das mães, o dia dos pais  foi criado há muitos séculos. Estudiosos afirmam que o primeiro cartão de dia dos pais foi criado na antiga Babilônia. Entretanto, esse dia como o conhecemos hoje é muito mais recente.

No Brasil, o então chamado “dia dos papais” foi criado por um publicitário em 1953. O publicitário era diretor do jornal mais famoso e de uma estação de rádio, da qual se chamava Sylvio Bhering. Seu objetivo? Atrair anunciantes.

Motivações históricas

dia da mulher possui uma origem triste, mas muito importante historicamente. É uma homenagem as mulheres feministas que morreram em 1857, queimadas dentro de uma fábrica têxtil por policiais.

Elas reivindicavam direitos básicos, dos quais hoje são vistos como normais, como menos tempo de trabalho e direito a licença-maternidade.

Isso aconteceu nos Estados Unidos, Nova York, mas reverberou em todo o mundo. Em 1911, o dia internacional da mulher foi estabelecido.

O intuito dessa data é comemorar as conquistas realizadas pelas mulheres e incentivar a luta feminista. Não se trata de presentes ou elogios, e sim um dia para refletir sobre a desigualdade de gênero na sociedade e buscar extingui-la.

Algumas das conquistas comemoradas são:

  • Brasileiras autorizadas a frequentar escola, 1827;
  • Direito ao voto, 1932;
  • Comercialização de pílula anticoncepcional, 1961;
  • Primeira mulher senadora, 1979;
  • Lei Maria da Penha, 2006;
  • Primeira Presidente mulher, 2011.

12 de outubro é o dia das crianças, com muitos doces, brincadeiras, presentes e diversão. Ter um dia voltado para as crianças é algo comum e normal entre os países, mas a questão é a escolha dessa data em específico.

Esse dia foi escolhido por um deputado federal chamado Galdino do Valle Filhou. Suas motivações foram uma declaração histórica, feita na mesma data.

As Américas foram camadas de “continentes crianças”, por serem descobertos tardiamente. A escolha de palavras foi o que levou Galdino a tomar essa decisão.

Entretanto, as pessoas só começaram a realmente comemorar nessa data quando empresas famosas de brinquedos fizeram campanhas publicitárias.

Em conclusão, o significado dessas datas não permanece o mesmo ao longo dos anos, pode-se até dizer que perdem um pouco de sua seriedade.

São momentos de afetividade e não momentos de reflexão, perde-se um pouco do cunho político. Ainda assim, são importantes itens culturais e mantém o seu peso político, garantindo que o passado seja lembrado e homenageando conforme o passar do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *