Dicas para decorar e melhorar espaço para festas

postado em: Aluguel, Estruturas, Planejamento | 0

Quando se trata de organizar uma festa é preciso, antes de – quase – tudo, alugar um local, todavia, é preciso tomar algumas medidas antes de fechar contratos.

Os primeiros passos para transformar o salão de festas

A primeira coisa é avaliar as condições do local. Um espaço para eventos não precisa estar somente limpo, é imprescindível que os interessados verifiquem os menores detalhes.

Dentre eles, encontram-se os sistemas de refrigeração, de eletricidade e localização de pontos importantes.

Problemas com número grande de convidados são bem comuns e causam danos na estrutura da festa – para o espaço físico e para os convidados. O local necessita comportar o número de pessoas que irá ao evento.

Essa verificação é feita com base nos históricos de eventos passados realizados ali, sendo possível ter uma avaliação.

A noção do tipo de evento influencia bastante, logo, é prático alugar locais menores para encontros casuais ao invés de monumentais salões de festa.

Toda festa necessita de música e os equipamentos de reprodução precisam estar ligados à rede de eletricidade.

É importante verificar se a distribuição de energia elétrica no local é feita de maneira correta, para isso consulta-se o quadro de distribuição do local.

Para evitar acidentes, como curtos-circuitos e incêndios, também deve-se averiguar as condições das fiações, sendo obrigatória a troca dessas peças caso não atendam ao padrão exigido.

O organizador não deve realizar essa substituição se não possuir qualquer tipo de instrução certificada que comprove sua capacidade.

Para isso, contrata-se uma equipe de técnicos em eletricidade para avaliar com precisão a situação da rede e também para realizar esse serviço.

É interessante recorrer também ao gerador de energia para fins de precaução. Se o local desejado não possuir seu próprio equipamento, ainda é possível realizar o aluguel de geradores para eventos.

Em casos de acidentes elétricos, geralmente relacionados à sobrecarga de transformadores ou à influência de agentes naturais, como a chuva, esses geradores assumem o papel de prover energia para o estabelecimento, podendo salvar comemorações.

A composição dos pisos também merece a atenção, isso porque locais com muitas pessoas tendem a ter um calor maior e, para evitar isso, busca-se um sistema de circulação de ar prático.

Para facilitar o resfriamento, é interessante que pisos de minerais, como granito e mármore, sejam instalados, por serem bons condutores e por isolarem melhor o calor. Também contribuem para melhorar a estética geral do local.

Dicas para a decoração

Deve-se escolher sempre um tema inicial para qualquer tipo de comemoração, pois esses ditam o modo que as cores e a decoração deverão ser trabalhadas.

Caso o local escolhido possua um mezanino conectado por uma escada industrial é interessante trabalhar a decoração de uma maneira que integre isso. Para casamentos, tais particularidades tornam esses eventos mais graciosos.

Para a decoração de uma escada de fibra, ou qualquer outro modelo, opta-se por decorar a parte do guarda-corpo, mas sempre deixando o corrimão livre.

Não se deve colocar enfeites sobre o chão, incluindo tapetes, pois podem causar quedas – e, se optar por colocar, seja cauteloso na escolha, contando com a assessoria de um profissional.

A madeira para salões de festa agrega elegância. Muitos locais hoje possuem porta de madeira interna com gravuras e outros detalhes que melhoram a dinâmica do local.

É um material extremamente versátil, podendo ser usado nos pisos, nos tetos e nas esquadrias. Têm a facilidade de combinar com qualquer tipo de decoração. As portas de madeira em salões de festa não são exceção.

É possível, inclusive, ousar em uma decoração ainda mais sóbria e elegante, isso porque as esquadrias combinarão, perfeitamente, com o ambiente.

Contudo, ainda é preciso haver um cuidado com a manutenção dessas peças, realizar a limpeza diária e também utilizar resinas para aumentar seu tempo de vida útil.

Existem também formas de melhorar a segurança com esse material, pois o maior problema com a madeira é o fato de ser uma boa condutora de fogo, então, incêndios podem tomar proporções gigantescas quando essas situações aparecem, mas agora elas podem ser controladas, uma vez que passaram a ser comercializados no mercado novos tipos de vernizes que impedem arranhões e também o fogo, de se alastrar.

Outras dicas para processos menores:

  • Para festas discretas, o uso de canetinhas coloridas para decorar balões e copos é interessante;
  • O uso de balões suspensos permite criar ambientes mais misteriosos;
  • Latas e garrafas usadas podem ser repintados para a decoração;
  • Se o bolo é simples, decorá-lo com fitas e ornamentos delicados pode melhorar sua estética;
  • Se a festa for numa piscina, pode-se colocar bexigas na superfície da água;
  • Materiais de papelaria, como papel crepom, podem ser usados na decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *