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Eventos gastronômicos: como organizar?

Os eventos gastronômicos têm se popularizado por ter dois objetivos. O primeiro é mais voltado para os participantes empresariais desses eventos, que ajudam na consolidação do produto e da marca de seu alimento.

O outro ponto é para os participantes que vem conhecer sua barraquinha de crepe para festa ou seu food truck, consistindo numa descoberta de sabores novos e experiências inesquecíveis.

Por isso, ao organizar um evento gastronômico, como uma feira, é necessário fazer previamente um planejamento, para que a mesma resulte em uma experiência única e seus objetivos sejam alcançados, que é o de estabelecer uma marca dentro do mercado.

Ao longo desse artigo, abordaremos elementos que não podem faltar na elaboração de uma feira gastronômica, com diversidades de fornecedores, podendo ir do buffet japonês eventos ao churrasco ou serem totalmente temáticos.

Somente com preparação prévia é possível realizar um evento com mais organização, que venha a atrair o seu público-alvo.

Dicas para planejar eventos gastronômicos

Como já abordamos na introdução, para que um evento de culinária tenha o sucesso esperado, é fundamental um planejamento detalhado sobre cada processo. Assim, é possível fazer um evento bonito, agradável e que traga bons resultados.

Por isso, iremos falar sobre alguns aspectos que não podem ser deixados de fora na hora de planejar o seu evento.

1. Observe a estrutura do local

Para que um evento ocorra é preciso que haja um lugar, e este pode variar, podendo ir de salões de festa com decoração com balões e até ocorrer em grandes espaços abertos com tendas piramidais. Logo, o local ideal é aquele que oferece a melhor estrutura para o seu evento.

Eventos menores funcionam melhor em locais fechados com banheiros já definidos e uma cozinha estruturada.

Já eventos maiores funcionam melhor em espaços fechados bem espaçosos, como um centro de exposições ao ar livre, assim, é necessário saber se tais estruturas possuem o suporte para montagem de cozinhas remotas e banheiros químicos.

2. Elabore a programação

Para que o evento seja um sucesso, é necessário pensar em uma programação que complemente o tema do evento. Por exemplo, se for um evento de culinária brasileira para estrangeiros, contrate bandas brasileiras para tocarem músicas nacionais e tornar a experiência da culinária mais rica.

Por isso, a programação deve ser bem elaborada. Pense em que momento haverá degustação livre, se haverá palestras, se será somente um festival culinário como uma feira de food trucks, se ocorrerá alguma atração específica, enfim, planeje com horários definidos para que tudo ocorra da melhor maneira possível, do início ao fim.

Para que as apresentações deem certo, é fundamental que se invista em equipamentos de áudio de qualidade, como mesa de som yamaha digital, microfones e caixas de som.

Divulgação dos eventos gastronômicas

Um evento gastronômico é um momento de diversão para os convidados, porém, de muito trabalho para os fornecedores e participantes.

Afinal, com o serviço oferecido eles buscam:

  • Consolidar a marca;
  • Se estabelecer no mercado;
  • Ganhar novos públicos;
  • Gerar faturamento.

Para que essas metas sejam alcançadas, é importante estabelecer uma boa estratégia de comunicação. Essa divulgação deve ser estruturada de acordo com o público, porém, focado em um marketing de via dupla, sendo a primeira parte tradicional, como outdoors, anúncios em jornais, revistas, televisão e rádio.

A segunda mão é a virtual. Criar um evento nas redes sociais é essencial para o sucesso do evento, afinal, por meio delas também é possível vender ingressos, oferecer descontos e até mesmo realizar sorteios para a entrada.

A presença virtual, então, é fundamental para que o evento atinja as métricas desejadas, como maior alcance do público, divulgação orgânica, entre muitos outros aspectos.

Para que essa estratégia seja bem definida, é preciso fazer a contratação de uma empresa especializada em comunicação.

Essas empresas oferecem todo o suporte necessário e especializado para que a estratégia de mão dupla – como a virtual e a tradicional – sejam feitas da maneira mais correta. Assim, além da decoração de festa e do planejamento, é de suma importância investir em divulgações eficientes.

Uma das formas de propagar o evento é enviando um press kit para influencers digitais e jornalistas, para ajudarem a endossar o acontecimento.

Portanto, para que a realização de um evento gastronômico seja possível, e que alcance os objetivos necessárias, é indispensável um bom planejamento, uma boa divulgação, e claro, que tenha em sua composição os melhores fornecedores. Com tudo isso, será possível alcançar a qualidade e eficiência esperadas.

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