eventos

Organização de eventos musicais: características

postado em: Equipamentos, Eventos, Música | 0

Os eventos musicais são, de forma geral, o momento em que a banda ou o cantor tem um contato mais direto com o público e também é onde este pode expor todas as suas características como artista.

Seja o show de um DJ para festa ou de uma banda de rock, os eventos musicais são emocionantes e atrativos, e permitem com que nós, possamos apreciar a arte de uma maneira única e incrível.

Apesar de tudo isso, poucas pessoas entendem o trabalho que é para que a produção de um show, seja ele grande ou pequeno. São muitos os elementos e aspectos que juntos possibilitam o funcionamento total de um cronograma artístico musical.

Neste artigo abordaremos alguns elementos cruciais para que um show ou um evento musical aconteça, que vai desde a definição do espaço para evento, até aluguel de equipamentos e definição das atrações do show.

O orçamento como guia primordial de eventos

Quando falamos de eventos in door ou de eventos ao ar livre existe um ponto que é de fundamental importância para todo o evento, e este consiste no orçamento disponível para a elaboração do evento.

O orçamento consiste tanto no disponível em caixa da produtora, como todo o dinheiro investido pelos patrocinadores.

Esse orçamento é responsável por uma série de fatores como:

  • Aluguel de som para festa;
  • Escolha do local;
  • Aluguel de iluminação;
  • Contratação dos cantores e bandas.

Para que o orçamento não saia da linha é importante um bom planejamento, e para organizar todos os aspectos é necessário a realização de um check list com todos os elementos que deverão ser contratados e quais as que precisam ser alugadas ou compradas.

Isso permitirá um maior controle das despesas e também detalhar todas as receitas e despesas, seja com locação de iluminação para show, cobertura e outros aspectos.

Três aspectos para a realização de um evento musical ao ar livre

Antes de tudo um evento musical é uma festa, em que todos podem se divertir e curtir muita música boa. Mas para isso é preciso que toda a organização seja bem planejada.

Como vimos, o orçamento é essencial para que tudo ocorra bem, porém, há outros pontos, como as contratações dos artistas, local do evento e equipe de segurança.

A escolha do line up do evento é crucial para que evento tenha sucesso, afinal, em eventos musicais a atenção além da estrutura é focada no artista.

Assim, sabendo a temática do evento, procure artistas que estão começando e mescle com artistas em começo de carreira, tornado o evento diversificado e muito atraente.

A diversidade de artistas garante mais entretenimento, pois há artistas que usam robô de LED para eventos, danças e muitos outros pontos. Desse modo, o evento se torna atrativo e também alcança muito sucesso.

Outro aspecto importante é a escolha do local. Geralmente, em eventos ao ar livre se procura parques, espaços como chácaras ou galpões. Como a maioria dos eventos ao ar livre, principalmente, quando falamos de shows e festivais, é necessário que o local seja longe das residências, evitando problemas de perturbação.

Como locais ao ar livre dependem do clima, é necessário ter uma estrutura de cobertura, como tendas ou barraca geodésica para que se começar a chover, o show não pare.

Para que o show funcione é importante também o cuidado com as instalações de som e luz. O som garante que a música seja ouvida por todos, seja em grandes espaços, sejam em espaços menores.

Em shows ao ar livre os equipamentos de som devem ser compostas de mesas de som e torres de som, e principalmente, engenheiros e técnicos de som que trabalhem a latência, o delay e outros aspectos, para que o som tenha qualidade.

A iluminação funciona da mesma forma, é importante contratar profissionais que mexam com configurações de luzes, tornando o show mais atrativo.

A equipe de segurança é essencial para que não haja problemas entre as pessoas ou então a entrada de intrusos. Contrate uma empresa terceirizada que toda sua festa será segura para todos.

Portanto, para a realização de uma festa vimos que é necessário à atenção em muitos aspectos, principalmente em componentes que evitam que o show pare como as coberturas e também geradores de energia.

Também é preciso atenção aos sistemas de som, iluminação e contratação dos artistas, para que o som seja m grande sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *