eventos

Organizando eventos de grande porte

postado em: Eventos, Planejamento, Serviços | 0

Existem vários tipos de eventos que podem ser classificados como pequeno, médio, grande ou mega porte. Isso varia dependendo da quantidade de pessoas que serão convidadas para o evento.

Além porte do evento, também pode variar o o tipo, como: shows, festivais de música, grandes congressos ou palestras. Esses eventos de grande porte necessitam de uma maior controle da área de logística e organização, assim como na montagem e infraestrutura.

Diante disso, existem algumas dicas que são essenciais e que podem ajudar na organização e na infraestrutura para eventos de grande porte.

Parte de estrutura do evento

Um dos elementos básicos para começar a planejar um evento é realizar um planejamento estratégico. Basicamente, é necessário se reunir com os organizadores e verificar os detalhes técnicos por meio de um briefing.

Esses detalhes técnicos envolvem a disponibilidade de orçamento, um mapeamento sobre onde será o tema do evento, a necessidade de infraestrutura no local, logística de distribuição e de alimentos, fornecimento de energia, locação de equipamentos para a composição, entre outras ações.

Essas delimitações são importantes para ajudar a garantir um bom desempenho do evento, assim como a segurança de todos os integrantes. Diante disso, as dicas em relação à parte de infraestrutura dependem de uma análise do local para verificar quais são os suportes mais necessários.

Por exemplo, para grandes shows e festivais de música, a recomendação é para a locação e montagem de uma Estrutura metálica para galpão. Essa tipo de estrutura pode ser composta por chapas e tubos de ferro ou aço, assim como outros elementos metálicos, como é o caso do alumínio e do cobre.

O uso desses materiais na parte estrutural é fundamental, pois esses elementos apresentam elevada resistência e durabilidade. para a sustentação do galpão

Nesse sentido, o uso de equipamentos metálicos é fundamental em um ambiente de construção e de infraestrutura do evento, já que os metais são suportes interessantes e acessíveis.

Vários espaços podem ser criados nesse local, como um Galpão de lona, pensando também na cobertura da estrutura, pois assim, evita danos na estrutura, desgaste dos equipamentos e acidentes para os participantes.

Os eventos de grande porte geralmente ocorrem em parques, ginásios, estádios de futebol ou em ambientes que envolvam o ar livre. Por isso, a parte de infraestrutura é fundamental estar atento a todo o processo, para reforçar a segurança.

A montagem de stands e outras estruturas

Uma ação importante para eventos de grande porte, como os congressos e as feiras expositivas, é sobre o uso de stand de feira, para ajudar a delimitar e demarcar espaços.

Os stands são feitos com materiais resistentes, e ao mesmo tempo versáteis, ou seja são de fácil montagem e instalação. Com isso, seu uso torna-se essencial em eventos onde ocorrerá a exposição e a apresentação de marcas e empresas diferentes.

O stand permite que a empresa fique mais à vontade, dentro do seu espaço e serve para organizar melhor os convidados. Para realizar a instalação desse material como suporte, é importante contratar uma Agência de eventos stands, que conseguirá orientar sobre a quantidade de stands que devem estar no local, além do tamanho, material de cobertura, assim como ajudar nessa parte logística.

Inclusive, já existem alguns modelos de stands que são mais modernos e tecnológicos, apresentando um encaixe melhor e mais possibilidades de apresentação para as marcas.

Entre eles, podemos destacar o uso de stands modulares para feiras, que apresentam um encaixe muito mais prático e são adaptáveis ao tamanho e local onde esse evento ocorrerá. De modo geral, a necessidade de stands em um evento variam de exposições de produtos, como:

  • Roupas;
  • Agrícolas ou de agronegócio;
  • Tecnologia;
  • Automóveis.

Elementos da comunicação visual em eventos

Além da importância diante da infraestrutura de um evento de grande porte, é importante desenvolver também estratégias de comunicação visual. Essas estratégias são importantes pois contribuem para divulgar uma marca ou negócio, agregando maior visibilidade aos organizadores e investidores.

Nesse processo, o uso de bonecos infláveis pode ser essencial para atrair a visibilidade das pessoas diante de uma marca. Esses bonecos podem ser personalizados com as cores e a identidade visual da empresa, fortalecendo ainda mais um negócio.

Além dessa estratégia de comunicação, existem outras como o uso de banners, folhetos, cartão de visita e de pórticos para eventos.