Por que organizar eventos corporativos é importante?

postado em: Corporativo, Eventos | 0

O marketing de uma empresa perpassa muitos caminhos. Planejamento, redes sociais, e-mail marketing e merchandising são alguns dos pontos de parada. Mas os eventos corporativos são outra parte importante para o fortalecimento da imagem de uma empresa. Eles auxiliam na melhoria da visibilidade daquela marca e pode atrair mais investidores e clientes.

Mas não é fácil (nem barato) organizar um evento corporativo, para isso é preciso de muito planejamento e tempo. É preciso colocar no papel espaço, quantidade de convidados, atrações e até mesmo a comida. Na verdade, para facilitar todo o trabalho, o ideal é contratar empresas de eventos especializadas neste ramo.

Além de criar novas oportunidades de negócios e clientes, o evento corporativo também tem o intuito de melhorar o relacionamento com os clientes atuais. Isso faz com que a cartela de clientes se fortaleça, ao invés de apenas aumentar. O benefício dessa ação é conseguir a fidelidade daqueles que já utilizam o serviço.

O que você vai encontrar lendo este texto:

  • A importância da cenografia;

  • O motivo da organização antecipada;

  • A importância de inovar nos eventos;

  • A importância da divulgação do evento;

  • A necessidade de se aproximar dos participantes do evento.

Diferenciais de um evento corporativo

Não é só o espaço para eventos que conta na hora de chamar a atenção das pessoas que participam. Existem muitas outras maneiras e dicas para realizar um evento que seja único e original.

A forma como a estrutura será instalada e a organização para o recebimento dos convidados são alguns dos exemplos de diferenciais de um evento desse porte.

A cenografia para eventos, portanto, é parte essencial para que o momento seja inesquecível e chamativo o suficiente. É claro que tudo isso deve estar de acordo com a imagem que a empresa quer passar.

É preciso que a decoração se mantenha fiel às características da empresa. E na parte cenográfica entra tudo o que pode afetar a sensação dos participantes: iluminação, vestuário dos funcionários e até mesmo a aromatização.

Mas para que tudo saia conforme o desejo, é preciso que o planejamento inicial seja completo e rigoroso. Esse diferencial não aparece no momento do evento em formas físicas, com produtos e infraestrutura chamativa, mas talvez seja a parte mais importante de um evento de sucesso.

Fazer um check list no momento do planejamento para conferir tudo depois é uma das regras mais valiosas para organizar um evento. Isso não se aplica apenas para as empresas que realizam esse trabalho, mas também para quem as contrata.

Dicas para que o evento corporativo seja original e impecável

Além de todos os pontos que já tratamos neste texto, podemos citar ainda mais dicas para que o evento corporativo saia da forma desejada.

A primeira dica é a própria organização. É preciso que ela seja antecipada o suficiente para que tudo o que se deseja alcançar seja possível. Não dá para organizar um evento inesquecível em poucas semanas ou meses.

São muitos pontos para decidir: será preciso realizar o aluguel de stand? Quantas pessoas estarão presentes? Quanto tempo durará o evento? As pesquisas de preço também são essenciais e demandam tempo. A pressa, nesse caso, é realmente inimiga da perfeição.

A segunda dica é a inovação. Pesquise como os concorrentes estão fazendo e olhe para os próprios eventos anteriores. É importante não repetir temas e ideias muito marcantes.

Isso pode cansar os clientes e não causa a sensação de curiosidade que pode ajudar na atração. Empresas de eventos são fundamentais também nesse momento: elas auxiliam nas ideias inovadoras e no planejamento.

A terceira dica importante, que também faz parte do planejamento, é decidir, de início, qual é o tipo de evento necessário para a empresa naquele momento.

Será que uma palestra dá conta de todos os assuntos que necessitam ser abordados ou uma conferência é melhor? Pesquisar as possibilidades é fundamental.

A quarta dica são os materiais de divulgação desse evento. Lembre-se: o trabalho não termina quando a organização chega ao fim. Agora é o momento de divulgar e convidar as pessoas.

Folders físicos são sempre úteis, mas as divulgações online têm ganhado muito espaço. A equipe de marketing deve ajudar nesse momento, indicando qual é o melhor caminho para atrair mais clientes.

A última dica (e talvez a mais importante) é estar próximo dos participantes durante o evento. Garantir que tudo esteja agradável e pegar os feedbacks ao final. Essa é uma ótima forma de saber como inovar e melhorar nos próximos eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *