Quais as perspectivas do mercado com a volta dos eventos sociais

Quais as perspectivas do mercado com a volta dos eventos sociais?

postado em: dicas, Estruturas, Eventos | 0

Sem dúvida, a recente pandemia, que ainda se arrasta evitando dar prenúncios de um fim, não tornou as coisas mais fáceis. A estrutura da sociedade mudou drasticamente em anos de políticas de isolamento tentando conter o avanço do vírus em ambientes sociais.

Um exemplo bem simples é a própria rede de faculdades, que se tornou um aglomerado de cursos online. Enquanto as plataformas que já eram dedicadas a este tipo de ensino, com certeza, não são mais as mesmas, cresceram até ficarem gigantes.

De fato estamos mais perto do fim agora, do que estávamos no início, e a pergunta que fica é exatamente quais são as perspectivas do mercado com a volta dos eventos sociais? Além disso, alguns outros questionamentos rondam o tema, por exemplo:

  • Seria possível prever um retorno rápido para o jeito que sempre foi? 
  • Este evento recente marcou uma cicatriz que nunca irá se curar?
  • Quais são os próximos passos para o setor?
  • É seguro já prever os eventos sociais?

É exatamente sobre isso que gostaríamos de refletir com você hoje, aprofundando de maneira bastante forte no tema e discutindo os principais pontos aqui. Vamos conferir mais alguns pontos sobre o assunto?

Quais as perspectivas do mercado para eventos sociais?

Primeiramente é importante dizer que tudo vai depender da eficácia de medicamentos ou vacinas colocadas em prática em toda a população mundial. Todo o quadro depende de fatores que ainda não temos a resposta.

Podemos ter uma doença completamente erradicada, ou então podemos acabar encontrando aquela situação sazonal de sempre, como outras quaisquer. Seja como for, as coisas mudarão em pouco tempo e você, com certeza, poderá ter um pouco de alívio.

Estar preparado para o que vai acontecer é sempre essencial, por isso nada mais inteligente do que observar as tendências que já estão sendo estabelecidas no mercado. Este momento de transição com algumas possibilidades de abertura pode ditar o tom.

Desse modo, várias outras áreas serão afetadas, entre elas:

1 – Mercado de trabalhos em geral

É fato que muitas empresas foram obrigadas a adotar o regime de Home Office para garantir que as coisas continuem funcionando. Sendo que muitas vezes este se mostrou um regime produtivo para todos.

Os empregados conseguiram horas do dia que eram gastas no trajeto, além disso podem fazer tudo com muito mais conforto. As empresas perceberam que a produtividade se manteve ou aumentou. 

Sendo que as despesas com aluguel, água e luz reduziram drasticamente. Por isso, muitos dos locais ainda vão manter este tipo de trabalho, entregando até mesmo imóveis de volta para as locadoras, ou vendendo os seus.

E claro, esta tendência também serviu para novas empresas que surgiram no meio desta confusão.

2 – Mercado de eventos

Claro, um mercado que praticamente está até o momento sem quase nenhuma atuação é o mercado de eventos. O que antes era um local promissor para se criar expectativas e lembranças, hoje está um tanto quanto parado de maneira geral.

Seja como for, a volta provavelmente será marcada com um grande aumento no número de contratações para empresas e profissionais do ramo. Principalmente pelo fato de várias celebrações que foram adiadas até o momento em que seria possível reunir pessoas.

Entretanto, estes eventos podem aumentar em número, exatamente pelo fato de que muitas empresas estão surgindo com colaboradores trabalhando remotamente, ou então estão migrando para este formato.

E juntar todos periodicamente pode ser algo produtivo e benéfico, mesmo que seja em um ambiente social para ajudar as pessoas a se sentirem parte de um time.

Enquanto isso também surgiu um mercado de pequenos eventos, voltados somente para um número reduzido de pessoas, normalmente contando com o núcleo de diretoria de uma empresa ou familiares mais importantes, no caso de um casamento.

Seja como for, este é o momento de trazer novidades que realmente podem virar uma tendência. Sendo que o iniciador da prática será exatamente aquele chamado de referência em todas as oportunidades ligadas a este novo perfil de trabalho.

Quem sabe este não é o momento de diversificar a criação de brindes e tentar organizar eventos online? Ou então pensar em uma maneira de criar eventos com distanciamento seguro e apoio para sanitização constante do ambiente?

3 – Educação

Todo o ramo da educação, como dito no início, foi sem dúvida nenhuma o mais afetado durante toda esta pandemia. Principalmente por contarmos com uma estrutura ainda muito tradicional de ensino presencial.

Sem dúvida muitas faculdades ofereciam cursos na modalidade EAD, e agora se viram forçadas a fazer tudo neste tipo de ensino. Não foi nada agradável, porque a maioria dos alunos não queria pagar a mais para receber algo igual ao público que pagava menos.

Seja como for, as coisas acabaram se acertando, e hoje podemos dizer que ambos os lados estão mais tranquilos com esta situação. Entretanto, este é mais um dos setores que perceberam a vantagem de não centralizar todas as atividades em um só local. 

A economia no longo prazo foi incrível e, além disso, os próprios alunos se sentiram bem melhor com uma agenda mais flexível. Então porque não manter tudo desta maneira e facilitar a vida de ambos?

Além disso, é importante dizer que o mercado de cursos profissionalizantes online explodiu, principalmente levando em consideração cursos online com certificado, que poderiam dar uma oportunidade de carreira nova com um investimento realmente baixo.

A duração do conteúdo também era parte importante do processo, contando com uma varredura completa do assunto.

Conclusão

As coisas estão realmente mudando para melhor, afinal de contas a raça humana é especialista em sair cada vez mais de uma crise. Entretanto, quem se adaptar às novas tendências de uma maneira eficaz, será quem vai dominar grandes setores do mercado.

Sendo assim espero que estas considerações tenham sido úteis para a sua reflexão e capacidade de enxergar oportunidades e boas perspectivas para o futuro. No mais é isso, qualquer outra dúvida sobre o tema, basta deixar um comentário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *