Qual a funçao de um barista nos eventos?

postado em: Buffet, Eventos, Festa | 0

O que é um Barista? Qual sua função nos eventos?

 

O que é um barista? Talvez você já tenha ouvido falar sobre várias profissões recentes, a maioria delas permitidas por avanços da tecnologia. 

Porém, o crescimento é tanto e tão variado que às vezes fica difícil acompanhar. Então é sempre bom dar uma pesquisada e se manter bem atualizado. 

Hoje gostaria de falar um pouco mais sobre este profissional e como ele pode atuar em vários locais. Vamos conferir?

 

O que é um Barista?

O Barista é um profissional especializado na arte de produzir bebidas à base de café. Embora alguns tenham a impressão errada da ligação da palavra bar e barista, não necessariamente o trabalho dele envolve bebidas alcoólicas.

Na verdade, isso raramente acontece, visto que seus drinks são normalmente quentes, o que não costuma combinar.

Esta não é mais uma profissão tão puramente prática, já que se tornou praticamente necessário fazer um curso de barista para se destacar no mercado. Quem quer ter resultados, precisa realmente dar o seu melhor.

 

O surgimento da profissão

Não é de hoje que o café se tornou parte integral da rotina das pessoas. Seja você brasileiro, americano, europeu, latino ou árabe, a chance é grande de que esta bebida está presente em sua rotina.

No entanto, é válido dizer que nem de perto o café sempre foi o mesmo. A variação é notável em várias partes do mundo.

E embora o mais tradicional seja coar o pó de café, em alguns lugares a bebida é feita com água sendo jogada diretamente no pó. Sendo mais grossa e bem mais amarga, um traço da originalidade do oriente.

Entretanto vários locais preferem consumir a bebida de um jeito mais rápido e prático. Assim acabam por fazer o consumo de maneira simples, como por exemplo, o café solúvel.

E é claro, por ser algo tão rotineiro várias receitas foram surgindo, ao ponto de termos lanchonetes e estabelecimentos totalmente voltados a esta iguaria.

A rede Starbucks, por exemplo, é um local onde você pode encontrar vários tipos de bebidas todas à base de café. E vale notar que tudo através de um atendimento ótimo e com um sabor delicioso.

Existem hoje vários estabelecimentos totalmente voltados só para a bebida em si.

E a inovação acaba sendo a saída para conseguir qualquer nível de destaque. Alguns locais buscam fazer desenhos com a espuma ou algum tipo de cobertura, como por exemplo, o creme de leite.

Enquanto outros buscam resultados através de uma composição de sabores diferentes.

 

Qual é o diferencial de um barista para um atendente normal?

Primeiramente, um barista precisa ter controle e conhecimento completo de toda a matéria prima. É quase como se ele fosse um profissional da gastronomia, mas focado inteiramente para trabalhar com as técnicas sobre o café.

Ele tem que entender a combinação de sabores, os equipamentos principais, saber sobre cada tipo de fornecedor. Não é apenas um funcionário que irá passar um tempo sentando no balcão servindo.

Saber o que é um barista também implica em saber que ele precisa conhecer as máquinas que possui à disposição, mas também trabalhar com o público.

 

Como saber se eu posso ser um barista? (ou como escolher um)

Existem alguns fatores que irão determinar a sua capacidade ou não de ser um barista qualificado. Pode até ser que você encontre uma variedade de serviços para serem implementados juntos com a função principal.

Sendo assim, aqui estão algumas características que podem definir um bom barista ou mesmo escolher um para você.

 

1 – A pessoa precisa gostar de café

Talvez seja um pouco estranho dizer isto aqui, mas quem é barista precisa realmente gostar de café. Afinal de contas, todos somos capazes de coar um café por um filtro de papel.

Pode ficar ruim, mas dá para fazer. Um barista é um profissional que realmente precisa ter um talento adicional. Se você não tiver um profissional que dê seu melhor dificilmente terá resultados.

Se você não quer ser um, mas quer contratar um, dê uma olhada no perfil das redes sociais, veja se existem algumas menções lá.

 

2 – O paladar precisa ser apurado

Não é todo mundo que consegue ter facilidade em sentir gostos. Pense em um paladar apurado como um dom com que poucos realmente nascem.

Talvez seja difícil para você sentir a diferença entre um tipo de grão e outro. Mas alguém mais experiente não só percebe, como também tem capacidade de fazer combinações incríveis com eles.

 

3 – Ser simpático

Pode ser necessário que o barista entre em contato com os clientes. Em alguns locais ele até mesmo se dirige às mesas para fazer alguma arte na xícara.

Então a habilidade de relacionamento e comunicação se fazem completamente necessárias também.

Tente não deixar que as coisas saiam do controle, ou mesmo passar um aspecto ruim para quem está presente no estabelecimento.

 

4 – Ser capacitado

Como eu disse ali atrás, é necessário hoje em dia que um profissional da área tenha ao menos um curso de barista. E mesmo que ele tenha uma graduação em gastronomia, este curso ainda se faz necessário.

Afinal de contas, está totalmente voltado para a área de operação.

 

Qual a função nos eventos? (o que é um barista)

Bom, um barista pode desempenhar basicamente sua função principal. Dependendo do tamanho do evento, o mais aconselhado é que ele fique recluso ao seu local principal de trabalho, servindo pedidos.

Mas dependendo do número de profissionais e convidados, é possível que ele vá passando pelas mesas.

Um garçom pode anotar pedidos, ou até mesmo o próprio barista  pode ficar em um balcão à disposição para atender a todos.

Seja como for, é necessário sempre combinar o local principal de trabalho, ver quais serão os equipamentos e matérias primas necessárias com um pouco de antecedência.

Jamais faça este tipo de coisa com o orçamento apertado, não é uma boa ideia.

Espero que estas dicas sobre esta profissão realmente tenha trazido algum resultado positivo.

Entretanto, se ainda ficou alguma dúvida, bastante entrar em contato a partir dos comentários. Assim que der trago uma resposta.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *