Quando alugar um gerador de energia?

postado em: Aluguel | 0

Existem casos que há uma obrigatoriedade de se ter um gerador, seja para gerar e ser a fonte de energia, ou para que seja acionado em caso de falha da rede elétrica de energia da concessionária, estes são:

  • Hospitais: É obrigatório um gerador como fonte de energia alternativa. Aparelhos de monitoramento e de respiração artificial, mantêm a vida de pessoas. Seria trágico ficar um minuto sem energia.
  • Mega shows onde a estrutura depende de um gerador;
  • Eventos onde não há fonte de energia;
  • Condomínios: Além da obrigação de ter geradores, os condomínios já têm procurado também, atender ao Art. 2º do Decreto 52.209/2011, o qual impôs a necessidade de conversão dos motores à óleo diesel, por combustível menos poluente ou a implantação de filtros, catalisadores e demais acessórios que possibilitem diminuir a contaminação do ar;
  • Praias e campings, onde não há meio de alimentação elétrica;
  • Obras municipais, onde a instalação de máquinas é necessária;
  • Em salão de festas, onde não há tomadas e energia o suficiente para a realização de um evento.

Saiba onde encontrar o aluguel

São Paulo é a cidade onde mais se aluga gerador para show, por causa do grande número de eventos culturais de rua.

A cada evento dessa megalópole, dezenas de geradores são instalados anualmente na Virada Cultural ou em shows que decorrem ao longo dos anos.

Por exemplo, desde o Vale do Anhangabaú, até shows de jazz na rua Vila Madalena, por essa grande demanda o aluguel de geradores SP, tem aumentado significativamente.

Antes de alugar o seu gerador, saber de algumas informações é crucial, como a amperagem do seu aparelho eletrônico (se é 110 V ou 220 V), a potência que irá precisar, quantas horas e por quanto tempo usará o gerador!

É um erro achar que, o tamanho do gerador não interfere no resultado do fornecimento de energia.

Dependendo da escolha, ele pode ficar com pouca ou nenhuma carga e o cliente sofre com a perda desnecessária de combustível. Já quando o gerador é pequeno demais para a demanda, ele não será capaz de produzir energia.

Qual modelo utilizar?

Existem dois tipos: gerador de energia a gasolina e á diesel, e esta escolha pode vir a pesar no seu bolso.

A recomendação básica é se for usado em poucas situações, prefira o gerador à gasolina porque ele custa 30% menos, do que o movido à diesel e também são menos poluentes e fazem menos barulho.

Mas, por outro lado a gasolina é mais cara do que o diesel então, se for usar por muito mais tempo, escolha o outro tipo de combustível.

Se você já fez o cálculo do tempo x benefício, pesquisou a potência que irá usar em seu gerador, já sabe quando e por quanto tempo irá precisar do serviço de locação e irá fazer a instalação de geradores a diesel em seu evento.

A análise do terreno ou do local é fundamental, por que em lugares fechados, onde não há passagem, deve-se evitar o uso de geradores, pelo fato de emitirem monóxido de carbono. E se, inalado excessivamente, pode provocar grandes danos à saúde.

Lembrando que, um gerador não funciona como um nobreak. Ou seja, o gerador sempre dará uma pausa para que o motor volte a se estabilizar e assim, voltar a gerar energia.

É bom ressaltar que o gerador, tanto à gasolina quanto à diesel, não funciona direto sem interrupção, ou seja, ele precisa de um tempo. Só uma geladeira consome 300 watts de energia por hora.

Ciente disso, redimensione seus aparelhos, faça um cálculo de quanto você irá consumir por hora de energia e de quantos eletroeletrônicos, ou eletrodomésticos, estão conectados em seu gerador, para que sua festa não acabe.

Se o seu caso for um evento e precisar do serviço de locação de geradores de energia, para manter algumas lâmpadas acesas, deve saber o consumo de cada lâmpada e o tempo que seu gerador pode mantê-las funcionando sem apagões.

Em casamentos, um gerador elétrico poderia dar conta de um mini buffet para os convidados ou para ligar algum dispositivo de som amplificador, como microfone.

Lembrando sempre de não sobrecarregar o gerador. É por essas e outras situações, que o aluguel de gerador de energia é fundamental – a empresa é especializada e se responsabiliza por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *