7 dicas importantes para gerir o seu estúdio fotográfico

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Os fotógrafos contemporâneos estão adotando cada vez mais a prática do home office, fazendo adaptações em suas residências, equipando-as com os materiais de que os processos fotográficos necessitam, equipamentos e acessórios.

Tudo com o objetivo de suprir as demandas do público ao qual será segmentado o trabalho – seja para fotos de recém-nascidos, conhecido como newborn, ou fotos de casal e segmentada apenas à fotografia profissional de namorados.

Além dos equipamentos para as fotos e publicidade, você pode se destacar inovando e investindo em um atendimento impecável aos clientes, por que sabemos que as exigências com a prestação de serviços são altas.

Vantagens de ser fotógrafo

O fotógrafo freelancer tem a vantagem da economia, pois em um mesmo espaço se habita e faz as atividades manuais da profissão, mas quando se adquire prestígio e reconhecimento, sua casa pode ser pequena demais para a demanda em questão.

Caso precise da contratação de mais profissionais, é necessário mais investimento para a compra de outros equipamentos etc., além de ser mais indicado um espaço próprio para o exercício da profissão.

Isso também tem muitos pontos positivos, inclusive a opção da sua empresa trabalhar com o aluguel de estúdio fotográfico em SP, locais que também disponibilizam equipamentos para fotógrafos, quando não estiver fazendo uso do espaço.

Clientes para essa oferta, em geral, também não têm espaço para um ensaio fotográfico e é uma forma a mais para captar verba e, consequentemente, visibilidade no mundo das fotos.

Dicas para gerir o próprio negócio de fotografia

Tanto um fotógrafo que possui um estúdio caseiro quanto uma empresa de fotografia necessitam de organização, além da execução de belas fotos, o espirito empreendedor deve ser levado em consideração.

Não é tão difícil restabelecer a sua estrutura administrativa. Orientar as opções de captação de recursos é fundamental e será mais simples através dessas sete dicas:

1 – Planejamento Financeiro

Sua empresa poderá encerrar suas operações, por melhor e mais profissional que sejam seus processos fotográficos, se não tiver uma organização contábil.

Misturar gastos financeiros com gastos pessoais e não registrar os fluxos de caixas pode ser fatal para sua empresa. Então, se organize! E se necessário, pode até mesmo contratar uma corporação especializada nesse tipo de serviço.

2- Seja visível nas redes sociais online

Sua empresa deve está visível no mundo digital. A elaboração de um site com portfólio do seu trabalho é um meio de propagá-lo.

Além disso, uploads frequentes nas redes sociais e um investimento de alcance publicitário nas imediações é uma maneira moderna de exibir seu estúdio e divulgar seu trabalho.

3 – Aperfeiçoamento de sua estrutura

Indiferente de onde esteja sua empresa e do tamanho dela, um bom uso do espaço pode lhe favorecer na divisão de tarefas, organização de fichas de clientes e trabalhos já digitalizados e impressos.

Muitos dos processos fotográficos precisam de concentração para a manipulação de fotos em softwares editores de imagens, para isso é necessário um cômodo isolado, ou uma parte afastada, sem acesso de clientes e sem interferência externa.

Deve-se proporcionar um ambiente confortável porque é um trabalho que exige paciência aos detalhes. Para isso necessita de um planejamento para a boa utilização de todo o espaço de seu escritório.

Além do mais, uma área para a recepção dos clientes, onde eles se sintam confortáveis, é fundamental.

4 – Ofereça sempre um atendimento excepcional

Desde o atendimento até a execução de seu trabalho como fotógrafo, seja qual for o segmento, o cliente sempre será o fundamental, a peça essencial.

Para isso, o tratamento deve ser exclusivo e considerar cada cliente especial, a equipe ou o profissional que trabalha no atendimento das ligações do cliente deve ser empática e persuasiva.

5 – Cuidados ao escolher sua equipe

Os profissionais que trabalharão com você devem ter sido bem instruídos e ter um bom portfólio, além de experiência deve-se dominar a arte fotográfica na qual a empresa se segmenta.

6 – Nunca deixe de se aperfeiçoar

Assim como os equipamentos de fotografia se aperfeiçoam e evoluem, tanto o fotógrafo quanto a empresa devem ser adaptáveis às atualizações dos processos fotográficos.

Para isso, cursos, palestras e workshops são fundamentais para a aprendizagem e reciclagem de técnicas, constantes.

Aumentando o nível de suas fotos, consequentemente, o valor do seu trabalho também aumentará.

7- Investimento

É uma boa estratégia para se destacar. Prestar um serviço e oferecer uma imagem com qualidade ao seu cliente é essencial, por isso o investimento em tecnologia e iluminação, além de eficaz, é fundamental para um estúdio de fotografia.

O investimento em softwares para edição de imagens e máquinas com melhores processadores pode lhe poupar tempo, além de deixar sua empresa independente de contratações de corporações terceirizadas, como aluguel de iluminação, por exemplo.