Chega uma hora que se torna inviável para qualquer empresa continuar utilizando planilhas para controlar os processos de vendas e interações com os clientes. À medida que ela cresce e o número de clientes aumenta, escolher um sistema CRM é fundamental.
A automatização de processos é uma realidade cada vez mais presente e necessária no mundo dos negócios. Pensando nisso, faz sentido você perder tempo e dinheiro usando ferramentas ultrapassadas e que não garantem a segurança das informações de seus clientes?
Nós acreditamos que não, e queremos mostrar a você os benefícios do sistema CRM para sua marca. Continue com a gente!
O que é CRM e por que você deveria conhecer?
Antes de mais nada, vamos lembrar o que significa essas três letrinhas que lemos tanto por aí. No inglês, CRM significa Customer Relationship Management, que traduzindo para a nossa língua é o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
Entender esse termo e a sua importância é primordial para os negócios. Porque, em sua essência, o CRM nada mais é que uma estratégia na qual o cliente está no centro dos negócios.
Ou seja, todas as ações comerciais, de atendimento, marketing e até mesmo financeiras são definidas a partir das necessidades dos prospects ou clientes da empresa.
Ao adotar uma estratégia de negócio baseada no CRM, você tem a oportunidade de entender melhor como cada consumidor interage com a sua marca, o que ele procura, quais as suas dores e desejos.
E, com essas informações reunidas, você será capaz de oferecer cada vez mais produtos ou serviços sob medida para eles. Entretanto, executar essa estratégia de CRM não é tão fácil se a sua empresa ainda utiliza planilhas para cadastro de clientes.
É nesse momento que entra a necessidade de conhecer o sistema CRM, uma solução tecnológica que permite o armazenamento e controle organizado de toda a sua base de clientes. No próximo tópico vamos falar mais sobre as vantagens dessa integração.
Ferramenta de CRM: o que você precisa saber?
Até aqui você já deve ter notado que para uma estratégia CRM ser mais eficaz, é oportuno escolher uma ferramenta robusta e confiável para fazer a integração da sua base clientes. Mas diante de tantas opções no mercado, como fazer a escolha certa?
Antes de integrar um sistema CRM, é preciso considerar alguns detalhes que fazem muita diferença nos resultados operacionais e de vendas da sua empresa.
Por isso, abaixo listaremos os principais benefícios do sistema CRM para a sua marca e quais recursos uma ferramenta deve ter para ser útil e funcional. Confira:
Precisa ser simples, personalizável e sincronizado
Se a intenção é manter os dados dos clientes sempre organizados e atualizados, um bom sistema CRM deve ser simples para que qualquer equipe seja capaz de utilizá-lo.
Além disso, ele deve ser personalizável para se encaixar a diferentes segmentos de atuação e objetivos. Bem como sincronizado para que ele possa atuar em conjunto com outros aplicativos.
CRM para vendas conversacionais? Sim, é possível!
Aliás, o primeiro tópico nos leva a citar outra vantagem incontestável do uso de uma ferramenta de CRM: as vendas conversacionais.
Ao integrar um sistema CRM aos aplicativos de mensagens instantâneas, você consegue manter em um único lugar as conversas com leads e clientes, sem correr o risco de perder informações importantes e, claro, vendas.
Praticamente todo mundo prefere hoje utilizar aplicativos como o WhatsApp ou Instagram para interagir com uma marca, seja para tirar dúvidas ou finalizar uma compra.
Nesse ponto, um software de CRM precisa oferecer esse recurso para capturar e controlar as mensagens em uma caixa de entrada unificada.
Mas não somente isso: os membros da sua equipe precisam ter acesso a esse dashboard único para poderem trocar informações entre eles e evitar ruídos na comunicação.
Além do mais, é melhor que a ferramenta permita que as interações com os clientes continuem no aplicativo que ele preferiu – mas com a conversa feita dentro da própria plataforma de CRM.
Gerenciamento de dados de forma remota, intuitiva e completa
Sem dúvida, outra vantagem de um CRM é a possibilidade de gerenciar todos os dados do cliente remotamente, na nuvem, sem ser necessário adquirir servidor ou uma equipe de TI para manutenção.
Dessa forma, não importa onde você ou sua equipe estejam, é possível gerenciar as informações em qualquer lugar.
Além disso, quando falamos na gestão completa de contatos de clientes por meio de uma ferramenta CRM, estamos incluindo recursos que devem ser considerados, como:
Definição de tarefas e responsabilidades para membros da equipe;
Visualização de todo o histórico de relacionamento com o lead ou cliente;
Criação de lembretes (follow up em vendas);
Programação de reuniões e atividades com leads e entre as equipes;
Segmentação de públicos para facilitar a abordagem de vendas;
Monitoração dos processos para se ter uma visão ampla do relacionamento.
Por fim, cabe lembrar que um sistema CRM pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação. Portanto, se a sua marca ainda é pequena, vale adotar essa ferramenta para evitar futuros problemas e escalonar mais rápido as vendas!