As feiras natalinas são sempre um sucesso. Estas feiras são eventos de artigos, presentes e decoração de natal, em que são lançadas tendências que antecipam a chegada de produtos de sucesso.
Geralmente, estas feiras contam também com uma completa programação específica, da qual envolve palestras e outras atrações. Além de garantir aos expositores o incremento de seus negócios, este tipo de feira promete a prospecção de novos clientes e parcerias.
Esse evento é uma grande oportunidade aos compradores também, já que terão contato com vários fornecedores para o abastecimento de seus estoques.
Como decorar seu stand
A decoração de stands para feiras deve ser efetiva, simples e chamativa. Por isso, o espaço deve ser muito bem aproveitado e chamar a atenção do público.
Os banners, por exemplo, são fáceis e práticos de anexar na estrutura, podem ser personalizados em diversos tamanhos e cores, o que acaba se tornando um diferencial para mostrar seu logotipo, nome e slogan, por exemplo.
Os adesivos são itens de decoração bastante acessíveis também e que personalizam muito bem o ambiente.
Os adesivos também são conhecidos pelo baixo custo, o que permite um investimento maior na opção e a criação de modelos diferenciados, tanto em material quanto em efeitos.
Esse recurso permite colocar adesivos em uma parede inteira do stand de forma criativa, por exemplo, ou mesmo elaborar uma ação com alguma dinâmica que envolva o painel desenvolvido.
Ao sobrar muitas unidades, é possível reaproveitar cada item na entrega de brindes, reforçando ainda mais sua imagem na mente do consumidor.
Utilize bastante recursos visuais para atrair a atenção do público.
Os painéis e totens de LED são bons recursos para serem utilizados nas feiras, não só pela dinâmica oferecida por meio da digitalização da mídia a ser divulgada, mas também pela economia de energia e pela versatilidade possibilitada, permitindo, inclusive, interatividade entre a pessoa e a mídia.
No seu stand é importante também que contenham elementos e produtos que remetam à época.
Os bonecos são bastante comuns nessa época e alguns exemplos são: o papai noel grande para decoração, a mamãe noel, as renas puxando o trenó do papai noel, presentes embaixo de uma árvore de Natal, entre outros produtos que remetam às imagens de símbolos e personagens natalinos.
Para o espaço do stand ser mais aproveitado e ainda pensando nestes itens decorativos natalinos, há ainda a possibilidade de usar uma cerca de bambu para cercar a decoração, delimitando um espaço marcado para a figuração que desejar colocar.
Ser criativo nessa hora é a melhor solução, pois faz-se necessário a criação de um cenário atrativo. Ainda falando de stand, é necessário pensar em um diferencial: é preciso se destacar para atrair o público para sua marca.
Certamente que essa ideia deve estar alinhada ao público que se deseja atingir. No entanto, pode-se usar a criatividade, dentro do orçamento previsto, e abusar dos recursos permitidos.
Envolvendo a participação dos visitantes
A decoração de feiras vai além do layout e dos elementos gráficos inseridos nele, sejam eles cores, tipos de materiais usados na decoração, como o bambu já citado, entre outros.
Atualmente, tudo o que envolve a interação dos participantes e visitantes da feira chama mais a atenção e, com isso, atrai mais pessoas para o seu stand.
Alguns exemplos de ações que são atrativos para a visitação do seu stand, são:
- Jogos e gincanas;
- Distribuição de brindes e sorteios;
- Promoções;
- Distribuição de vouchers de desconto;
- Encontros com os clientes.
Outra ideia que chama bastante a atenção é fazer “blitz” com anúncios na feira. As blitz são uma forma de chamar a atenção do seu cliente, onde quer que ele esteja.
Deste modo, as pessoas ficam mais abertas para receber as informações da sua empresa.
Lembre-se de fazer um belo trabalho visual para ser mais atrativo e ter uma equipe de promotores bem treinados (eles serão a primeira impressão da sua empresa).
A possibilidade de demonstração e degustação do seu produto também é outro item que envolve a participação dos visitantes e atrai mais pessoas para dentro do seu stand.
No caso da demonstração, é possível já mostrar os diferenciais do produto e as vantagens para o cliente. A degustação também segue nesta linha: o cliente pode provar seus produtos e a marca pode expor os pontos positivos.
Independente do tema da feira, sua empresa deve investir bastante na decoração do stand, pois é dessa forma que ela conseguirá atrair mais olhares e visitas. Procure ser criativo, original e tenha em mente o que chama a atenção do seu público-alvo.