Os eventos corporativos estão assumindo um papel importante na estratégia de divulgação de muitas empresas. Isso ocorre por uma série de motivos, um deles é a demonstração que a empresa tem de se organizar (pois para esses eventos ocorre contratação de empresa de cenografia, atendimento, cronograma), e principalmente o estabelecimento de novos contatos e consequentemente novos negócios.
No entanto, pouca gente sabe que para organizar qualquer tipo de evento, é importante planejamento e estratégia, e sem nenhum desses dois aspectos é provável que aquilo que foi idealizado não se realize.
Neste artigo abordaremos sobre elementos que devem ser considerados para a composição de um evento corporativo, bem como entender qual é o modelo mais usado, e os aspectos que devem ser levados em consideração, como uso de estandes, locação de geradores, entre outros.
O que é um evento corporativo?
O evento corporativo é o modelo de organização que promove a interação entre os diferentes componentes da empresa, bem como também permite a formação de novos negócios. Há também muitos outros objetivos que podem ser alcançados.
Abaixo falaremos de três modelos de eventos corporativos que podem integrar sua estratégia de novos negócios.
1. Feiras de negócios
São eventos corporativos que têm como objetivo reunir diversas empresas em um local, seja distribuidora de alimentos, empresas de tecnologia, construção civil, tudo com o objetivo de conhecer novos clientes. Há tanto feiras mistas como feiras segmentadas.
Em alguns tipos de feira não é possível fazer negócios, pois tem o objetivo de apenas a interação e estabelecimento de contatos.
Para que sua empresa se destaque em uma feira é importante investir em uma cenografia para eventos em seu estande, para atrair a atenção do seu público.
2. Congressos corporativos
Os congressos são eventos maiores que as feiras e possuem, geralmente, a duração de uma semana. Têm como objetivo formar os empreendedores e informar sobre novidades e novas tecnologias em seu setor. Desta maneira, os congressos englobam:
- Simpósios;
- Debates;
- Mesas redondas;
- Palestras.
Além de empresas de alimentação, tecnologia, e outros setores, os congressos também são compostos por universidades, classes de trabalhadores e outros.
3. Treinamentos e cursos
Os cursos e treinamentos para os colaboradores das empresas fazem parte dos eventos corporativos. E eles têm o objetivo de trazer novas técnicas ou reciclar metodologias de trabalho.
Dicas para organizar eventos corporativos
Para organizar eventos corporativos é necessário levar em consideração muitos aspectos, como o objetivo, o local, o que deverá acontecer durante a execução desse evento e muitos outros.
Nos tópicos abaixo trataremos sobre alguns pontos fundamentais para composição de um evento corporativo de sucesso.
1. Crie experiências
O primeiro ponto de um evento corporativo é criar experiências, seja focalizado no público externo para captação de novos clientes, seja para o desenvolvimento do pessoal interno.
Portanto, assim que for definido um tema para o seu evento, procure criar uma experiência única, e isto pode acontecer em muitos pontos, como no atendimento ao público, em uma estrutura segura e contra intempéries (como o uso de aluguel de gerador em casos de falta de energia) e nas atrações.
Mexa com a emoção de quem frequentará o evento, use suas emoções para que a marca consiga transpassar a mensagem correta.
2. Tenha um conteúdo forte e planejado
Um ponto crucial para o desenvolvimento de um evento corporativo é ter um conteúdo forte e planejado, para que o cliente sinta que o tempo e a atenção disponibilizada ali não seja perdida. Assim, é fundamental pensar nos conteúdos, nos palestrantes, nas pessoas que comporão o evento. Só assim será possível compor um evento de qualidade.
Os estandes de feiras
Hoje, os modelos mais comuns de um evento corporativo são as feiras. E o elemento mais importante nesse modelo de interação são os estandes, que podem ser comparados como quiosques de uma festa popular.
No entanto, os estandes são mais robustos e possuem diferentes características, a primeira delas é acampar a marca e seus produtos para apresentá-los de maneira correta e bastante chamativa.
A segunda é criar um espaço que garanta o fechamento de novos negócios, para isso é importante uma equipe de cenografia e iluminação.
Neste artigo vimos que para que um evento corporativo seja relevante e tenha qualidade é fundamental planejamento, na criação de experiências e principalmente no capricho durante a produção de conteúdos.