Casamentos, formaturas e aniversários. Uma torta doce ou mesmo docinhos mais simples são uma ótima opção para comemorar estas e muitas outras ocasiões.
Por conta disso, as empresas que atuam nesse segmento estão acostumadas a ter contatos na área de festa e eventos, seja com buffets ou com cerimonialistas.
Contudo, para que isso seja possível, é essencial fazer um esforço para participar de feiras e eventos da área. O motivo por trás disso que é estes ambientes reúnem não apenas outros negócios no ramo de festas, como, também, debutantes, casais e formandos que estão organizando o seu grande dia.
Logo, as chances de conseguir alguns novos clientes são grandes. Porém, para que isso se concretize, é fundamental que a empresa seja representada por um stand bem elaborado e montado de forma profissional, fazendo jus à proposta da marca e atraindo o público.
Trabalha no segmento de doces e pretende divulgar o seu negócio em feiras e eventos? Então confira a seguir algumas dicas para montar um espaço de primeira qualidade.
Esteja em eventos estratégicos
Pese a crise, o setor de festas e eventos continua forte no Brasil. Isso acontece pois os povo brasileiro tem um costume muito arraigado de comemorar as conquistas e ocasiões especiais. Por conta disso, todos os anos há diversas feiras e eventos do setor nas mais diversas localidades do país.
Contudo, é praticamente impossível que uma empresa da área dos doces finos consiga ir a todos. Afinal, entre stand, equipe e produtos para degustação, essas ocasiões costumam exigir um investimento considerável do estabelecimento.
Por conta disso, é importante que, no início de cada ano, os sócios façam um levantamento das feiras previstas e definam quais são as mais estratégicas.
Escolha um stand de destaque
Quando se paga o valor da inscrição para participar de um evento, a estrutura metálica preço costuma estar inclusa. Em outras palavras, todos os organizadores de feiras costumam oferecer um stand básico, mas que oferece uma estrutura mínima para os expositores.
Entretanto, é preciso ter em mente que nem todos são iguais. Além da posição (stands de esquina costumam chamar mais a atenção), há áreas de diferentes extensões. Assim, é preciso analisar as opções com cuidado para definir qual será o melhor para divulgar o seu negócio.
Personalize o stand
Por mais que um espaço de exposição básico já esteja incluído no contrato de participação de uma feira, é interessante que ele seja customizado. É possível fazer isso por meio de uma das muitas empresas de stands que atuam nesse segmento.
Contudo, é preciso ter em mente que essa personalização terá um custo. Logo, é preciso estabelecer um orçamento máximo para ser gasto, incluindo itens como:
Materiais extras;
Mão-de-obra para a montagem;
Banners;
Aluguel de mobília para o stand.
Desta maneira, é possível contar com um espaço atraente e profissional que marque a presença da sua marca da maneira correta.
Use a identidade visual da loja
Um aspecto muito importante da customização de stands é usar a identidade visual da empresa expositora. Afinal, ela consiste em um conjunto de elementos não verbais que permitem a identificação do estabelecimento de maneira autônoma. Assim, ela deve estar sempre presente em espaços de exposições e feiras.
Nesse momento, boa parte dos proprietários pensa em inclui-la em ferramentas de comunicação digital mais marcantes, como banners, totens e na fachada do stand.
Entretanto, reproduzir a identidade visual é algo que deve ser feito até mesmo em detalhes, como os o copinho para doce de colher oferecido na degustação. É uma maneira de se assegurar que quem visitará o espaço lembrará do estabelecimento posteriormente.
Conte com um espaço para degustação
Quando se trata de confeitarias e docerias, o principal fator que tende a atrair e fidelizar clientes é o sabor dos doces. Portanto, quando os proprietários optam por divulgar a marca em uma feira, é essencial que haja algumas amostras disponíveis para degustação no espaço, mesmo que seja um simples brigadeiro de copinho.
Entretanto, vale ressaltar que, no caso de festas de grande porte, como casamentos e debutantes, também é essencial que os anfitriões confiem em seus fornecedores. Por conta disso, a marca deve se posicionar com um negócio sério e disposto a exceder as expectativas de seus clientes.