Organizar eventos é uma tarefa desafiadora. Além de se preocupar com a infraestrutura do local do evento, um organizador também deve fazer o planejamento da programação, do coquetel e de outros fatores como o controle de acesso, por exemplo.
Por isso, contar com a ajuda de uma Empresa de Organização de Eventos pode ser uma ótima estratégia para não esquecer de nenhum detalhe importante neste momento.
Afinal, o que um bom evento precisa ter para atrair o público? Quais são os elementos que não podem faltar na estrutura de um evento? Quais são as melhores estratégias para fazer a divulgação desse evento?
Se você se identifica com essas dúvidas e não sabe como fazer isso, talvez seja a hora de contratar uma Empresa de Organização de Eventos. Quer saber mais sobre essa opção de serviço que está se destacando no mercado? Continue lendo este artigo e saiba o que essas empresas fazem e como podem te ajudar a organizar o seu evento.
Empresas de Organização de Eventos
O profissional que organiza eventos está cada vez mais em evidência nesse mercado. Tanto que até os cursos livres e universitários já reconhecem a profissão organizador de eventos, além do profissional de relações públicas que também pode fazer isso.
Na prática, as Empresas de Organização de Eventos surgiram para atender a uma demanda crescente no setor. Além dos tradicionais casamentos que precisam necessariamente de um bom planejamento, a ideia está se expandindo também para os congressos científicos e eventos corporativos.
Mas, quais serviços uma empresa que faz eventos oferece? No caso da organização e realização de eventos em sp, por exemplo, as empresas costumam oferecer suporte em atividades como:
Organização de estrutura para eventos;
Planejamento de gestão financeira do evento;
Planejamento de recursos operacionais;
Desenvolvimento de estratégias de divulgação dos eventos;
Suporte no planejamento logístico do evento.
É importante destacar que as necessidades aqui colocadas podem variar muito conforme o porte do evento, o perfil do público-alvo e o número de convidados.
Quer saber mais sobre serviços específicos desenvolvidos a partir desses itens? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo.
Depois de escolher um espaço adequado para a realização de um evento, há uma série de pequenos detalhes que precisam estar na lista dos organizadores. No caso de feiras de exposição, por exemplo, não há como pensar na gestão de expositores sem os Stands para feiras.
Os stands por sua vez, podem ser elaborados com as mais diversas matérias-primas e modelos. Por isso, é fundamental entender o perfil do evento e a proposta para não errar na escolha desse acessório.
Se for um evento mais ecológico, optar por stands feitos com madeira reflorestada ou as chapas OSB é uma boa forma de fazer jus à proposta.
Além dos detalhes estruturais, pensar nas questões de acessibilidade como rampas de acesso, fraldários, presença de bebedouros e outros elementos também é muito importante na realização de eventos em sp.
Por fim, caso o evento seja muito específico e ou tenha atividades especiais (como um festival de arte, por exemplo) há uma série de especificidades que a organização não pode esquecer.
A organização dos palcos, por exemplo, e dos equipamentos de som e de luz são essenciais em eventos noturnos ou apresentações artísticas. Sem esses cuidados, a cenografia do evento pode ter falhas e, com isso, o planejamento de recursos operacionais ganha ainda mais relevância do que o habitual.
Esse tipo de planejamento deve contemplar itens como:
Planos B em caso de falta de energia;
Informações sobre as instalações elétricas;
Gestão de equipamentos operacionais;
Acesso à tomadas, extensões e outros recursos semelhantes.
Especificamente em relação à possíveis apagões e falta de energia, optar pelo Aluguel gerador de energia preço é uma forma de contar com um equipamento que não prejudicará de forma alguma a realização do evento em caso de pane.
O custo-benefício pode valer muito a pena nesta situação. Ao contar com o apoio de empresas que organizam os eventos, um dos benefícios é que essas empresas fazem planejamentos, inclusive, pensando em imprevistos.
Ou seja, você precisa conhecer e contar com o apoio de uma Empresa Organizadora de Eventos.
Estratégias de divulgação do evento
Depois de tudo pronto, é hora de divulgar o evento. Para isso, muitas pessoas recorrem a convites personalizados ou divulgação em redes sociais (principalmente se forem grandes festivais ou shows).
Além dessas estratégias mais abrangentes, outra forma simples de divulgar a programação de um evento é contar com o apoio de um promotor de eventos.
De forma física ou digital, esse profissional é aquele que divulga, convida e no caso de atividades culturais ainda cria estratégias para vender ingressos. As empresas que realizam a organização de eventos geralmente contam com equipes capacitadas para isso.